O que aconteceria se uma bomba atômica atingisse a sua cidade?
Tempo de leitura:1 Minutos, 26 Segundos

O que aconteceria se uma bomba atômica atingisse a sua cidade?

Esse mês os ataques de bomba atômica às cidade de Hiroshima e Nagasaki completaram 70 anos. O ataque feito pelos Estados Unidos causou cerca de 250 mil mortes, além de milhares de vítimas feridas e também afetadas pela radiação.

O calor da explosão foi tão grande que alcançou 5,5 milhões de graus e os efeitos, é claro, foram devastadores. Você consegue imaginar como seria se a sua cidade fosse atingida por uma bomba atômica como aconteceu no Japão?

A Public Radio Internacional desenvolveu um simulador que pode te ajudar com isso. Nele é possível ver os danos que uma bomba do tipo causaria em certos locais. Se tiver curiosidade em saber como seria, basta encontrar sua cidade no mapa e soltar a bomba.

O prejuízo estimados e as fatalidades foram feitos com base em vários relatórios dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasiki feitos pelo Manhattan Engineer District; parte do projeto Manhattan, que criou a bomba; os efeitos de bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, preparado pelo United States Strategic Bombing Survey; e os dados computados dos efeitos médicos da bomba feitos por AW Oughterson e S. Warren.

hiro

Apesar de todas as informações em que se baseia, o simulador não leva em conta questões geográficas e o clima do local. No entanto, se você quiser ter uma estimativa mais científica do dano e poder escolher entre diferentes opções de bombas, um historiador do Instituto Stevens de Tecnologia chamado Alex Wellerstein criou um simulador chamado Nukemap, que possui essas opções.

Mesmo sem simuladores, já é possível imaginar que os danos causados por um ataque do tipo são devastadores. Para que você tenha uma ideia melhor, basta observar a imagem de Hiroshima antes e depois do ataque.

antes e dps hiroshima