A solidão pode te matar, LITERALMENTE

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      06/08/15 às 18h08

Uma das fases mais tristes e duras da vida de uma pessoa é a famosa "depressão pós término". O indivíduo acaba com seu relacionamento amoroso e passa por um verdadeiro inferno astral (e sentimental). Muita gente fica mal a tal ponto de jurar pra si mesmo "nunca mais se relacionar com ninguém". E é aí que a pessoa se afunda numa séria (e opcional) solidão, se afastando até de amigos e família. E se ela mora sozinha então, pior. Mas saiba que a solidão pode te fazer mal (e muito), a ponto de literalmente te matar!

Pelo menos é o que dizem os pesquisadores de uma universidade norte-americana em um estudo recente. Os pesquisadores avaliaram se o fato de morar sozinho aumentava a chance de morrer. Entre as 45 mil pessoas investigadas (e mortas ), cerca de 20% levavam uma vida solitária. Levar a vida sem amigos cortou, em média, 4 anos da vida dessas pessoas.

O isolamento social, segundo os pesquisadores, pode deixar as pessoas mais estressadas (devido a desregulação hormonal), distantes do sistema de saúde e aumenta a chance de sofrer algum problema no coração. Pra piorar, viver sem ninguém acaba com a influência positiva que qualquer um pode causar em você. Sabe aquela pessoa que sempre levanta seu humor?

1252374468046_f

Um outro estudo da Universidade da Califórnia acompanhou por seis anos mais de mil voluntários, solitários ou não. E o estudo chegou à mesma conclusão: entre aqueles que se sentiam solitários, o risco de morte era quase 9% superior ao dos senhores e senhoras de idade cheios de amigos e as chances de ter algum problema nas atividades motoras subia quase 12%.

Como diria Cazuza, "a solidão é pretensão de quem fica escondido fazendo fita". Portanto, se você está numa fase de me "me deixa!", é melhor repensar isso se não quiser morrer mais cedo!

solidao1

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+