O que aconteceria se uma pessoa abrisse a janela do avião em pleno voo?

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      07/01/15 às 19h56

Não fiquem nervosos. Isso é fisicamente impossível de acontecer. Se você assistiu um filme de ação ao estilo de Rambo ou Duro de Matar e ficou com vontade de abrir uma janela em voo, tire o cavalo da chuva.

Mas e "se" pudesse? Bom, nesse caso isso ocasionaria uma tragédia generalizada!

Geralmente aviões andam em velocidades que podem chegar a 1 000 km/h. Lá fora, a temperatura pode atingir 34 ºC negativos e a pressão do ar equivalente a um quarto da do nível do solo.

A abertura de uma simples janela faria as pessoas congelarem e terem dificuldade para respirar. Enquanto o ar externo entra na cabine, o interno, com a pressão bem mais alta, sai de uma só vez levando pessoas e objetos para fora do avião. Seria uma morte horrível, não?

Felizmente isso não acontece. Com a aeronave pressurizada, o diferencial de pressão mínimo entre o lado de dentro e o lado de fora da fuselagem vai ser por volta de 2PSI, e o diferencial normal de até 8PSI em voos de cruzeiro. Essa força gerada pela pressurização equivale a quase 0,56 quilos em cada cm² da janela. Nenhum ser humano teria força suficiente para tirar a janela do lugar.

 

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+