• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceu com esses personagens que viraram o Batman?

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      07/03/19 às 15h20

Batman é um dos heróis mais conhecidos do planeta. Com uma base gigantesca de fãs, ao mesmo tempo em que outras pessoas criticam seu modus operandi e toda sua história, talvez ele também seja um dos personagens que mais divide opiniões, tanto dentro, quanto fora da cultura pop. Fã ou não, qualquer pessoa que tenha conhecimento da existência do personagem sabe que Bruce Wayne é o Batman.

Acontece que o manto do Batman já foi vestido por outros tantos personagens ao longo das mais de oito décadas. A lista é grande, por isso, separamos alguns dos nomes mais interessantes para comentar como eles se saíram ao abraçar o símbolo do Cavaleiro das Trevas.

1 - Jason Todd

As coisas não acabaram muito bem para Bruce Wayne em Crise Final. O roteirista Grant Morrison colocou um ponto final nas aventuras do bilionário a fim de substituí-lo por outra pessoa. Na história A Batalha pelo Capuz, vemos como cada membro da Bat-família reage a ausência do mentor. Jason Todd, que na época estava afastado das asas do Batman, agindo como o anti-herói Capuz Vermelho, encarou a situação como uma oportunidade. Sua intenção era aplicar seus próprios métodos sob o manto do Homem Morcego. Claro, os outros integrantes foram obrigados a cortar as asas do irmãozinho.

2 - Tim Drake

Dentre todos os integrantes da Bat-família, Tim Drake talvez sempre tenha sido o menos cotado a assumir o manto de Batman. Tim se destaca dos outros pelo intelecto. Sua alta inteligência é nivelada com a de Bruce, se não mais. Com perspicácia acima da média, ele tem potencial para ser melhor detetive do que seu mentor. Em contrapartida, ele perde na área do combate. Apesar de saber se virar bem em uma luta, suas técnicas são inferiores as de Dick Grayson, por exemplo. Mesmo assim, recentemente em Detective Comics #966, foi revelado que, em algum ponto do futuro, Tim assumirá o papel de Batman. Contudo, pela prévia apresentada, ele será um homem cheio de amarguras, marcado por tragédias e consumido pela dor.

3 - Dick Grayson

Dick é o Robin mais querido dos leitores e também foi o preferido de muitos fãs ao assumir o manto do pai. A primeira vez em que ele assumiu a capa foi no final dos anos 1990, em Zero Hora. Contudo, o evento que está no coração de muitos aconteceu em Batman Reborn, quando veste o manto em decorrência da morte de Bruce Wayne. O quadrinho é um clássico e foi inovador para a época, pois apresentou a dinâmica entre um Batman além de Bruce, com outro Robin. No caso, Dick escolheu Damian para ser o seu sidekick.

4 - Jim Gordon

Bruce Wayne não pode se ausentar um pouco que todo mundo já mira o lugar. Em Batman #40, o herói havia sido dado como morto depois de enfrentar o Coringa. Com certa relutância, o Comissário Gordon assume a figura do Homem Morcego para tentar manter a ordem na cidade de Gotham. No geral, Jim fez um bom trabalho. Ele conseguiu a confiança dos aliados de Bruce e manteve o crime longe das ruas de Gotham. Porém, o período no qual ficou como Batman, a história teve uma mudança de tom duvidosa. Talvez o melhor lugar para Jim seja mesmo no Departamento de Polícia.

5 - Bane

Todo leitor de quadrinhos sempre encontra um autor disposto a colocar o vilão no lugar do herói. Algumas vezes funciona, outras vezes precisamos respirar fundo para não perder a calma. No especial Vilania Eterna, Bane não se torna o Batman de verdade, mas por um breve momento ele usa de sua simbologia. Depois de enfrentar e derrotar o Espantalho pelo controle de Gotham, Bane encontra a cidade tomada pelo exército do Pinguim. Então, ele se veste a la Homem Morcego para encarar mais uma batalha pelo domínio das ruas de Gotham.

6 - Damian Wayne

Como filho biológico de Bruce Wayne, sempre foi uma questão de tempo até Damian vestir o manto do pai. O personagem divide opiniões até hoje, já que ele é um dos poucos que não abaixa a cabeça para Bruce. Sua primeira versão como Batman foi dolorosa, pois Damian precisa lidar com a morte do pai e sua própria reencarnação. Podemos dizer que sua personalidade o ajudou a fazer um trabalho respeitoso. Apesar das circunstâncias, ele nunca desistia. Em Batman #666, de Grant Morrison, vemos que Damian assumirá novamente o manto. Dessa vez, ele tentará limpar as ruas de Gotham num cenário pós-apocalíptico.

7 - Terry McGinnis

Embora Dick Grayson seja o idealizado Batman, Terry McGinnis é um espetáculo à parte. Ele foi criado para a série animada Batman Beyond, ou Batman do Futuro, como é conhecido no Brasil. Assim como Arlequina, eventualmente, o personagem encontrou o caminho para as páginas da DC Comics. Terry é o sucessor de Bruce Wayne numa Gotham totalmente futurista. Ele é bastante jovem e, às vezes, um tanto quanto ingênuo. Ele amadurece à medida que se esforça para proteger a cidade e as pessoas.

Próxima Matéria
Via   WC  
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+