Curiosidades

O que é esse cubo misterioso visto no outro lado da lua?

0

O espaço fascina as pessoas, assim como as coisas que tem nele. Nesse sentido, a lua é um dos corpos celestes mais pesquisados. Ela tem uma função importante para Terra, visto que influencia marés, movimenta os oceanos e é responsável pela vida nos mares. Ademais, também faz com que a Terra mantenha seu eixo, sem titubear.

Esse nosso vizinho cósmico é o único corpo do sistema solar em que os humanos já pisaram. A lua está a uma distância sedutoramente “perto” do nosso planeta e cosmicamente longe. Mesmo depois de décadas da época da corrida espacial, ainda é bem caro e difícil chegar até o nosso satélite natural.

Ainda assim, os esforços para pesquisar mais sobre ela ou até mesmo colonizá-la não param. Nesse ínterim, pesquisadores constataram que tem algo de errado com a lua. Enquanto explorava o outro lado da lua, o rover chinês Yutu 2 viu um objeto estranho no horizonte.

Lua

Twitter

A imagem era bastante borrada e o que se via parecia ser algo no formato de um cubo no meio de uma paisagem praticamente sem nada. O programa de divulgação da Administração Nacional do Espaço da China, Nosso Espaço, usou a rede social Weixin para se pronunciar sobre esse avistamento, eles se referiram a ele como uma “cabana misteriosa”.

“Foi uma casa construída por alienígenas após o pouso forçado? Ou é a espaçonave pioneira dos predecessores a explorar a Lua?”, especulou o post, mas claro que com um tom de brincadeira.

Provavelmente a resposta não é nenhuma dessas alternativas. No entanto, uma coisa que se sabe é que a lua tem, em abundância, são rochas. Ainda não se sabe com certeza, mas a resposta virá quando Yutu 2 conseguir atingir uma distância média de 80 metros para escutar o objeto de perto. Esse processo ainda levará mais dois ou três meses.

Cubo

Twitter

O rover levará todo esse tempo porque ele é movido à energia solar e precisa ser desligado durante a noite lunar, que chega a durar semanas. Além de que, quando o sol está diretamente em acima da lua, ele também tem que ser desligado para não correr o risco de superaquecer. Sem contar o fator de o rover precisar se locomover devagar pelo terreno lunar, que é cheio de entulhos e crateras.

Embora seja preciso esperar, existem alguns fatores que dão possíveis pistas a respeito da identidade desse cubo, que é uma cratera de impacto relativamente perto dele. Como resultado, se sugere que o cubo misterioso na lua pode ser, na realidade, uma rocha escavada durante o impacto. Fenômeno que já foi visto anteriormente no nosso satélite natural.

Mais objetos

Twitter

Essa não foi a única coisa estranha que Yutu 2 viu do outro lado da lua. Em 2019, o rover encontrou uma substância estranha descrita como “parecido com um gel”. No fim das contas, essa substância era uma rocha lunar que se derreteu em vidro, também por conta de um impacto.

Esses impactos acontecem com frequência porque a lua não tem uma atmosfera para protegê-la. Desse modo, um olhar mais atento sobre essa “cabana misteriosa” dará aos pesquisadores alguma informação a respeito da lua. Por mais que não tenha relação com a vida alienígena.

Se esse cubo for uma pedra escavada abaixo da superfície lunar, os pesquisadores poderão aprender alguma coisa sobre a composição que fica embaixo da camada superior de rocha e entulho em nosso satélite natural. Justamente por esse motivo que os pesquisadores estão ansiosos para ter um olhar mais de perto desse objeto.

Fonte: Science Alert

Imagens: Twitter

10 fatos curiosos e interessantes sobre o futebol

Matéria anterior

Teorias macabras em animações

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications