Terror e Sobrenatural

O que é a teleplastia e como ela funciona?

0

Nosso mundo ainda é cheio de mistérios. Embora já tenhamos descoberto muito sobre as coisas que nos cercam, é fato que ainda não estamos nem perto de ter total esclarecimento sobre a vida. E por falar na vida, essa é uma das maiores dúvidas que se tem até hoje. Tratam-se daquelas famosas questões existenciais do ser ou não ser. Com certeza você já deve ter visto algum caso de pessoas que diziam ser paranormais, possuindo a capacidade de ver e falar com os mortos. Um desses fenômenos que, de certa forma, possui relação com o sobrenatural é a teleplastia. Já ouviu falar em algo parecido?

Trata-se de uma espécie de manifestação material de um animal, objeto, ou até mesmo de figuras humanas em um lugar onde não havia nada disso anteriormente. É muito comum que aconteça em paredes, no teto, chão… Enfim, superfícies sólidas. Para que você entenda melhor tente imaginar o exemplo: Determinada parede de sua casa sempre esteve normal, sem nada que chamasse atenção. Certo dia, quando você olha novamente, ali parece ter um rosto humano em forma de manchas. De acordo com o que diz a teleplastia, tal imagem aparece no local devido a agentes sobrenaturais.

O mais famoso caso de teleplastia: Os rostos de Bélmez

Este é sem dúvida, um dos mais polêmicos mistérios da parapsicologia espanhola. Há mais de 30 anos, uma casa de Bélmez, município espanhol, apresentava sinais realmente assustadores. Vários rostos apareciam pelas paredes da casa, sem explicação nenhuma. A hipótese é que eles correspondiam a um homem enterrado nas proximidades. O fato assustava muita gente, desde os mais crentes até os descrentes. Acontece que algo deixou uma dúvida no ar… O fenômeno apenas aconteceu até a morte de Maria Gómez, em 2004, que era dona da casa.

Isso fez com que muita gente acreditasse que tudo não passou de um artifício utilizado para ganhar dinheiro. Enquanto isso, outros acreditam que se tratava realmente de teleplastia, visto que os rostos foram desaparecendo de forma gradativa. A casa se mantem fechada, mas recebe visitantes que pagam para ver o ambiente. Por outro lado, contrariando aqueles que afirmam que não passava de uma fraude, os rostos voltaram a aparecer, entretanto, de forma mais sutil desta vez.

De acordo com os parapsicólogos, essas imagens podem ser formadas por ectoplasmas ou mesmo através da mente de um meio. Inclusive, para eles ainda seria possível que espíritos manipulassem manchas na parede para exibir rostos, como uma forma de se comunicar com nosso mundo. Neste caso, o fenômeno é chamado de “psicoteplastia“.

Argumentos contrários

Sempre existem aqueles que tentam encontrar explicações lógicas para o sobrenatural. Nesse caso não é diferente. Muitos argumentam que a existência de ectoplasmas nunca foi de fato confirmada, portanto, seria inviável assumir que eles seriam responsáveis pelas aparições. Também afirmam que podem ser apenas casos de pareidolia, fenômeno psicológico que nos faz enxergar figuras humanas em sombras, objetos, luzes ou em manchas que surgem em algum lugar.

E então pessoal, o que acharam? Acreditam que a teleplastia possa ser real? Ou são apenas casos de pareidolia? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Trailer de Vingadores: Guerra Infinita é recriado ao melhor estilo retrô

Matéria anterior

Descubra se você sobreviveria respondendo a apenas duas alternativas [QUIZ]

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.