• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que seria esse objeto brilhante encontrado em Marte?

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      03/12/18 às 19h02

O rover da NASA Curiosity, que tem explorado Marte desde 2012, acabou meio esquecido quando na semana passada houve o pouso da sonda InSight no planeta vermelho. No entanto, uma nova descoberta feita pelo rover tem mexido com a cabeça dos cientistas e pesquisadores do mundo inteiro.

Uma rocha marciana brilhante chamou a atenção da Agência Espacial Americana, a NASA. Uma investigação agora será realizada para compreender do que se trata o objeto. O rover tem trabalhado em Vera Rubin Ridge, investigando o afloramento de Highfield, um pedaço de rocha cinzenta.

Ouro em Marte?

A Curiosity já havia visitado tal localidade anteriormente, porém, os controladores da missão da NASA desejam focar agora em quatro rochas que haviam sido detectadas anteriormente. Entre elas, uma em especial. Excepcionalmente lisa, o pedaço de rocha, ao menos em preto e branco, que é como a imagem do objeto, pode ser capturada e se parece com um pedaço de ouro.

O pequeno pedaço de rocha foi apelidado de Little Colonsay. Alguns acreditam se tratar de um meteorito. Entretanto, isso só será possível de se afirmar após uma análise química realizada pelo Curiosity. O ChemCam, integrado ao rover, é composto por uma câmera, espectrógrafo e um laser, que simula um laboratório químico no local.

Caso seja confirmado que a rocha seja de fato um meteorito, não será a primeira vez que isso acontece. Ao longo de suas viagens, o rover já descobriu um enorme meteorito metálico em 2015, e um meteorito de ferro-níquel brilhante, em 2016.

O "achado" mais estranho do Curiosity talvez tenha ocorrido em 2013, quando o rover encontrou um grupo de rochas que tinham uma semelhança incrível com um esquilo - sendo este um exemplo clássico de pareidolia. Além da rocha lisa e brilhante, o Curiosity irá investigar uma outra rocha chamada Flanders Moss.

A rocha ganhou esse nome devido a sua coloração de cor escura. Mais uma vez, a NASA só saberá do que de fato se trata a rocha depois de sua análise. Outras duas rochas, Forres e Eidon, também serão investigadas antes que o rover conclua sua missão no local de Highfield.

Atualmente, o Curiosity é o único rover móvel em Mars. O Opportunity está fora de serviço desde que uma tempestade de areia o forçou a hibernar. Um sono do qual ele não foi capaz de despertar. A NASA ainda não declarou a missão do Opportunity como finalizada, mas devemos saber que fim terá o rover no início do próximo ano.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Via   Gizmodo  
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+