CuriosidadesYouTube

O que você não sabia sobre a Santa Inquisição

0

A Idade Média, também conhecida por ser a “Idade das Trevas”, compreende o período de quase um milênio na Europa. Do século 5 até o século 15, institui-se a formação dos feudos, as relações de suserania e vassalagem, assim como o assentamento do poder social, político e cultural da igreja sobre a sociedade.

Durante esse período, a igreja estava no centro do conjunto social europeu. A instituição era uma grande proprietária de terras, além de deter o monopólio do conhecimento, uma vez que durante muito tempo somente líderes religiosos sabiam ler e escrever.

Com o passar do tempo, as camadas mais baixas e pobres da população começaram a questionar o luxo, a riqueza e a avareza da igreja. E as  pessoas que questionavam o poder da instituição e de seus líderes ficaram conhecidos como hereges.

E na tentativa de manter seu poder a igreja criou a inquisição, ou Santa Inquisição. Ela foi uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica.

Fundado pelo Papa Gregório IX, o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição mandou para a fogueira milhares de pessoas que eram consideradas hereges, por praticarem atos considerados bruxaria, heresia ou simplesmente por serem praticantes de outra religião que não o catolicismo.

As perseguições aos hereges pelos católicos tem registros muito antigos. Além de matar, a Inquisição também torturava suas vítimas, e algumas dessas torturas bem cruéis.

E isso foi apenas o começo. Sabemos que todos vocês são extremamente curiosos, assim como nós e por isso querem sempre saber mais sobre determinado assunto. Se você se interessou e quer saber mais? Veja esse vídeo que fizemos no nosso canal do Youtube a respeito disso.

Bilionário Richard Branson e sua tripulação chegaram no ”limite do espaço”

Matéria anterior

Virgin Galactic vai sortear duas passagens para o espaço

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Mais em Curiosidades

Você também pode gostar