Ciência e TecnologiaHistória

Remédio criado na Idade Média se mostra eficaz contra infecções bacterianas atuais

0

A Idade Média, ou Idade Medieval como muitos conhecem, é um período da história da Europa entre o século X e XV. Tudo começou com a Queda do Império Romano no Ocidente e terminou durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Media é o período que dividiu, de forma clássica, a história ocidental em três períodos. Esses são: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna. Sendo então frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média. Muitas pessoas pensam várias coisas quando ouvem falar desse período. Alguns imaginam cavaleiros com armaduras de prata andando pelas ruas, batalhas mortais dos mesmos, lutas utilizando catapultas e castelos incríveis.

Há quem pense diretamente nas doenças que marcaram o mundo para sempre, como a peste bubônica. Falta de higiene, soberania da Igreja e ignorância científica também estão entre os pensamentos mais comuns. Por falta desse conhecimento da ciência, o período também é chamado de “Idade das Trevas”. No entanto, as impressões que temos hoje em dia da época não são totalmente verdadeiras. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Warwick, na Inglaterra, corrobora a ideia de que as pessoas daquele tempo estavam muito longe de serem ignorantes.

Descobriram que um remédio criado, ainda na Idade Média, é capaz de tratar infecções bacterianas dos dias atuais. E foi pensando nisso que decidimos trazer essa matéria. Confira conosco mais detalhes e compartilhe com seus amigos desde já. Sem mais delongas, vamos lá.

Remédio da Idade Média eficaz contra infeções bacterianas atuais

Cientistas contaram, em um artigo publicado recentemente na Scientific Reports, que recriaram um remédio medieval. Esse é conhecido como “Bald’s eyesalve”, podendo ser traduzido como “Colírio do Bald”. O medicamente demonstrou atividade antibacteriana promissora. Essa “poção” tem pelo menos 1 mil anos de idade. Em sua composição, há cebola, alho, vinho e sais biliares. Os estudiosos testaram a mistura em culturas bacterianas planctônicas com vários tipos de microrganismos.

Eles então descobriram que o remédio foi bastante eficaz contra diversos deles, inclusive alguns gêneros mais resistentes, como Staphylococcus e o Streptococcus. A solução foi ainda capaz de controlar biofimes, o que também é bastante importante para a criação de um medicamente bactericida. “O colírio de Bald enfatiza a importância do tratamento médico ao longo do tempo”, disse Christina Lee. Essa é autora do estudo. “Isso mostra que, no início da Inglaterra medieval, as pessoas tinham pelo menos alguns remédios eficazes”, completou.

De acordo com os estudiosos, um dos ingredientes mais poderosos da mistura é o alho. Isso porque o alimento contém alicina, que é um princípio ativo bastante forte contra bactérias. Os pesquisadores esperam que essa descoberta auxilie no desenvolvimento de novos medicamentos antibacterianos, principalmente contra microrganismos mais resistentes.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Pesquisadores descobrem, após tomografia, que múmias encontradas não são humanas

Artigo anterior

Raro tipo de aglomerado de estrelas é descoberto por astrônomos na Via Láctea

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido