• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Obras de arte polêmicas que usam animais como tela

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      15/09/14 às 20h04

Enfurecidos e polêmicos, os ativistas de direitos animais encontram guerras infinitas com a espécie humana, que parece simplesmente incapaz de compreender o valor da vida humana, imagine então a de outros animais. Entretanto, muitas vezes também fazem tempestade em copo d'água, o que acaba tirando um pouco de sua credibilidade, apesar da causa ser nobre.

Pra você ter exemplos práticos do que estamos falando, confira aqui alguns tipos de arte que utilizam animais como base de produção e geraram raiva das comunidades defensoras dos animais. O primeiro exemplo são esses camelos psicodélicos:

Esse minucioso trabalho é uma tradição na cidade de Bikaner, na Índia. Todo ano, o governo organiza um festival de camelos, que ficam em exposição durante janeiro. A única ferramenta usada pelos artistas são tesouras:

a99083_animal-canvas_1-camel

Elefantes Decorados

a99083_animal-canvas_10-elephant

Da mesma forma que com os camelos, a tradição em Jaipur, na Índia, é pintar e vestir elefantes com adereços requintados.

Cavalos Anatômicos

a99083_animal-canvas_5-horse-anatomical

O anatomista Gillian Higgins usa sua habilidade com desenho para fazer essa espécie de raio-X ilustrativo em modelos vivos, e é apontado como uma forma de evitar que animais precisem ser mortos ou até mesmo tocados para que a visualização de seu interior ocorra. Mesmo assim, há quem diga que isso é um abuso para os animais.

Vacas Surrealistas

a99083_animal-canvas_6-cows

Essa série de fotos foi feita pela artista Emma Hack, na Austrália. Ela criou ilusões de ótica e pinturas inspiradas na obra do surrealista Dalí, tudo para uma campanha para os fazendeiros locais alertando sobre um intenso período de seca que estava matando o gado da região.

Porcos Tatuados

a99083_animal-canvas_7-pigs

Pele de porco é um material bem comum para aprendizes de tatuador, mas e se as tatuagens fossem feitas em porcos vivos? É isso que o artista belga Wim Delvoye faz, o que causa a raiva de muitos ativistas animais ao redor do mundo.

Vacas Pichadas

a99083_animal-canvas_8-cows2

Em julho de 2003, Banksy criou essa exposição, chamada Turf War (guerra territorial). Os protestos foram tantos que uma ativista se acorrentou às grades da exposição.

Caramujos Grafitados

a99083_animal-canvas_9-snails

Parte do projeto Inner City Snail - a slow-moving street art project (algo como "Caramujo da Cidade Interior - um projeto de arte de rua em câmera lenta"), os cascos pintados pelo artista Slinkachu, em 2008, causaram atenção em Londres. De acordo com o artista, as tintas usadas não eram tóxicas.

Poodles Medonhos

a99083_animal-canvas_2-poodles

Poddles já são bizarros por natureza, mas depois dessa intervenção artística, se é que podemos chamá-la disso, com certeza eles conseguiram ficar ainda piores. Existem convenções e concursos para cachorros tosados dessa forma estranha.

 Telas-tartaruga

a99083_animal-canvas_4-turtle

O Museu de Arte de Aspen exibiu uma exposição do artista Cai Guo-Qiang, chamada Ghost Moving Town (cidade fantasma andante), que tinha três tartarugas da espécie Sulcata Africana rodando pelo lugar com iPads. Os ativistas disseram que abuso de animais, e isso acabou gerando polêmica no museu.

Gato Egípcio

a99083_animal-canvas_3-tattoo-cat

Antes de mais nada, um palavra autoexplicativa: Rússia. Esse gato na foto é "Mickey" (eu achava que o Mickey era um rato, mas ok), que foi anestesiado para "ganhar" uma tatuagem de Tutankhamon em seu peito.

 

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+