Entretenimento

Orkut de volta? Site é reativado e fundador promete novidades

0

O Orkut é, com certeza, uma das redes sociais que marcou os anos 2000. Ele foi uma das primeiras a fazer sucesso. Para se ter uma ideia, no Brasil, a plataforma chegou a conquistar cerca de 30 milhões de usuários. Contudo, com o passar do tempo, e com novas redes sociais surgindo, a popularidade do Orkut foi diminuindo e ele acabou saindo de cena. E para quem ainda sente falta dele, uma notícia maravilhosa foi liberada.

O site oficial do Orkut foi reativado na quarta-feira dessa semana, com uma mensagem do seu fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten. Na mensagem, ele expõe um histórico da rede social, lembrando do seu lançamento há 17 anos e sua marca de 300 milhões de usuários antes do seu fim, em 2014. Nesse ano, o Google anunciou o fim oficial do Orkut e focou em outras plataformas, como YouTube, Blogger e Google+.

O reativamento do Orkut aconteceu depois de alguns dias de Elon Musk comprar o Twitter por 44 milhões de dólares. Na própria rede do passarinho, quando isso aconteceu, os usuários lamentaram a venda para o bilionário e pediram a volta do Orkut para os “salvar”.

Orkut de volta

Tecmundo

Além de lembrar os marcos da rede social, no comunicado, o fundador do Orkut parece fazer críticas às principais redes sociais do momento. Ele escreveu que “nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e bem escassas” e que “nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir”.

Nesse ponto, ele critica a comercialização dos dados das redes sociais, a manipulação e a criação de sentimentos como medo e ansiedade. “Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Acredito que o Orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”, escreveu ele.

Buyukkokten também destaca que existiu um trabalho bem árduo para que o ódio e a desinformação fossem desestimulados dentro da comunidade criada em volta do Orkut.

Novidades

Tecmundo

Até o momento, o comunicado de Buyukkokten é tudo o que temos e não existem muitas pistas sobre o que poderá vir. Tanto que, no fim do texto, o fundador somente afirma que ele irá revelar novidades “em breve”.

Além disso, ao mesmo tempo em que o Orkut reapareceu, a página oficial do Hello, uma plataforma criada pelo engenheiro em 2016, foi desativada.

Ainda nos baseando no comunicado de Buyukkokten, ele deu a entender que o seu novo projeto será lançar uma rede social diferente do que as pessoas estão vendo hoje em dia.

“Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Por isso que estou construindo algo novo”, ressaltou.

Embora o Orkut não estivesse mais no ar há muito tempo, isso não significava que as pessoas se esqueceram dele. A rede social sempre é lembrada com carinho por quem viveu seu auge. É impossível não sentir saudade das comunidades, dos scraps, dos depoimentos e de várias outras coisas particulares dessa rede social.

Dentre as coisas nostálgicas do Orkut, os jogos são uma delas. Na época, eles eram bastante populares entre grupos de amigos que, através deles, socializavam, enviavam presentes e vidas. Os jogos do Orkut eram e ainda são tão amados que eles são uma das razões pelas quais as pessoas pedem para a rede social voltar à ativa.

Agora, esse saudosismo parece ter seus dias contados.

Se você era uma das pessoas que sempre pedia a volta do Orkut e não vê a hora da querida rede social voltar, para receber as primeiras atualizações a respeito dessa nova plataforma de Buyukkokten é só informar seu e-mail, tanto no site do Orkut, quanto no site do Hello.

Fonte: Tecmundo

Imagens: Tecmundo,

Justiça suspende show do cantor Wesley Safadão no Maranhão

Artigo anterior

Johnny Depp afirma que Disney o expulsou de “Piratas do Caribe”

Próximo artigo