Os 5 buracos mais espetaculares da Terra
Tempo de leitura:2 Minutos, 43 Segundos

Os 5 buracos mais espetaculares da Terra

A superfície no planeta Terra é cheia de surpresas, já que nela existem os mais diferentes tipos de relevo. Já imaginou como o planeta seria sem graça sem as montanhas, por exemplo?

Mas não são apenas as coisas que se encontram acima da superfície que são bacanas. Abaixo dela também é possível encontrar lugares de uma beleza inacreditável.

É o caso das cavernas naturais e também de antigas perfurações no subsolo feita pelos próprios humanos. Não conhece nenhum? Então confira os buracos mais espetaculares do planeta.

1. Mina TauTona

Tunnel with mining machine in gold silver and copper mine
Tunnel with mining machine in gold silver and copper mine

A mina de ouro localizada na África do Sul está em operação desde 1962. Em 2006 ela começou a sofrer expansão, com a construção de mais eixos ou seu eixo principal de 2 km.

Com as alterações, o ponto mais baixo de TauTona alcançou 3,9 km. Uma viagem de elevador da superfície até o fundo dura cerca de uma hora.

2. Caverna Gastein Healing

caverna

A caverna, localizada no vale Gastein na Austrália é considerado o maior centro de tratamento de dor do mundo. O local é bastante procurado por quem sofre de dores crônicas, causadas por doenças como artrite, fibromialgia e gota.

O calor natural, umidade e gás rodônio presente na caverna são os responsáveis pelo alívio da dor nos pacientes. O radônio é absorvido através dos pulmões e da pele, onde libera radiação alfa, que estimula os mecanismos de reparação celular e reduz inflamações.

3. Poço de Woodingdean

Antique Water Well
Antique Water Well

Em 1858 na cidade de Woodingdean, na Inglaterra, foi criado um plano para construção de um novo edifício para uma escola de jovens problemáticos.

Para a construção foi necessária uma fonte de água, porém o bombeamento de água de outros lugares não era rentável, foi então que decidiram construir um poço.

O plano inicial era de que o poço medisse 122 metros, no entanto após dois anos de escavação ela já tinha 134, mas ainda não havia sido encontrada água.

Os homens encarregados do projeto se recursaram a admitir fracasso e um novo poço vertical começou a ser cavado. Homens trabalharam 24 por dia na construção durante dois anos. Em 1862 finalmente conseguiram encontrar água. O poço havia alcançado 392 metros.

4. Caverna Vrtoglavica

caverna

Localizada na Eslovênia, a entrada da caverna está coberta com gelo se encontra a 1.900 metros no monte Kanin. Vrtoglavica significa “caverna de vertigem” em esloveno, e por boas razões. A passagem estreita quase vertical desce a montanha e suas paredes são lisas e cobertas de gelo.

Ela é a caverna mais longa do mundo, com 603 metros de queda livre antes de atingir o fundo. Lá também contém uma das maiores cachoeiras subterrâneas do mundo, com cerca de 420 metros de comprimento.

5. El Zacatón

el zacaton

El Zacatón, em Tamaulipas, no México, é reconhecido como o buraco mais profundo cheio de água do mundo. Com 116 metros, o buraco é cercado por penhascos íngremes, que levam até a superfície da água.

A profundidade do lago é de 319 metros e ele foi criado pelo aquecimento de um vulcão, que acidificou a água subterrânea abaixo da eventual local do buraco.