Os 6 insetos mais mortais do mundo

POR Ultra Curioso    EM Natureza      21/09/15 às 17h17

Você já ouviu falar de entomofobia? Também conhecido como insetofobia, é a aversão patológica a insetos tais como formigas, baratas, abelhas, mosquitos e outros mais. A pessoa que tem essa fobia não suporta nem ao menos ver a foto de algum inseto, quem dirá se aproximar de um.

Muitos acham até exagero, mas depois de ler essa matéria você vai no mínimo 'entender' quem tem fobia desses pequenos animais. Com várias patinhas, asas e até minúsculas garrinhas, os insetos descritos aqui vão te fazer nunca mais subestimar pequenas formas de vida. Muitos desses insetinhos podem fazer adoecer, deixar inconsciente ou até matar um adulto saudável.

Sem mais, o Ultra Curioso vai te mostrar os 6 insetos mais mortais do mundo, daqueles minúsculos animaizinhos que definitivamente você vai torcer para nunca ter que "enfrentar".

1. Formiga-lava-pés

image

Das 285 espécies diferentes dessa formiga no mundo, a formiga-lava-pés é uma das que você com certeza não vai querer conhecer (pelo menos, não sua picada!).

Considerada extremamente agressiva, o veneno da lava-pés leva a vários problemas de pele e reações alérgicas fortíssimas. Sua picada provoca uma pústula branca causada pelo ardor, e pode durar semana.

2. Barbeiro

criaturas-vampiros-reais_4

Membro da subfamília de insetos Triatominae, o barbeiro cresce sugando o sangue de vertebrados. O seu nome popular originou-se de seu hábito de picar o lábio da espécie de uma pessoa enquanto ela dorme. Ele também transmite o parasita trypanossoma cruzi, causador da Doença de Chagas que mata cerca de 12 mil pessoas por ano. A enfermidade gera mudanças imediatas no corpo, vergões e erupções cutâneas.

3. Vespa Japonesa Gigante

2vYNIdd

A Vespa Japonesa Gigante não ganhou essa denominação a toa. Ela é a maior espécie de vespa do mundo e cresce até um tamanho de duas polegadas. Todos os anos, cerca de 40 mortes são registradas por picada dessa vespa. O veneno dela gera violenta reação alérgica e dissolve os tecidos da pele em pouco tempo. Ou seja, torça para nunca cruzar com uma dessas!

4. Mosca Tsé Tsé

836676

A mosca Tsé Tsé é tido como oum dos insetos de picada mais mortal do mundo. Nativa do continente africano, ela também é conhecida como 'Mosca do sono'.

A Tsé Tsé injeta em sua picada uma poderosíssima toxina que causa forte sonolência em sua vítima, fazenda-a dormir por dias sem parar. E na maioria das vezes, leva à morte. É estimado que cerca de meio milhão de pessoas tenham morrido pela picada desse inseto mortal.

5. Siafu (Formiga Africana)

siafu

A formiga Siafu, ou Formiga Africana, é responsável por devastar campos inteiros de plantio. A colônia desse inseto é nômade, podendo se locomover para onde haja o suficiente para ser destruído. Muitas crianças e idosos são vítimas dessa formiga, morrendo por asfixia, e causa cerca de 50 mortes por ano devido à sua picada.

6. Mosquito-da-dengue

hhbm

O Aedes Aegypti, ou simplesmente Mosquito-da-dengue, tem como característica principal as manchas brancas em seu corpo, e sua preferência por ambientes em que haja água limpa e parada.

O mosquito é responsável pela transmissão do vírus da dengue, uma doença que já matou milhares de pessoas só no Brasil. Seus sintomas são febre alta, dor nas articulações e atrás dos olhos e vômitos. A dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença, foi a principal responsável pelas mortes.

Fonte: Top Tenz

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+