Animals

Os gansos têm dentes na língua?

0

O reino animal possui diversas características curiosas e entre elas está a boca dos gansos. Isso porque visto de longe aparenta ter dentes na língua. Apesar dessa característica, que pode ser considerada assustadora, a ave é conhecida por ser fácil de treinar e fiel ao seu criador.

O animal conhecido pelo seu territorialismo é uma ave aquática parecida com o pato, porém seu tamanho e peso são superiores. Outra característica física do animal são os seus primeiros três dedos unidos por uma membrana que lhe permite nadar na água. Além disso, os gansos eram considerados animais sagrados pelos egípcios há mais de 4.000 anos.

Em relação à curiosa boca, os gansos, assim como os flamingos, têm uma língua serrada chamada de “tomia”. As aves não possuem dentes, porém, essa estrutura rígida é forte o suficiente para cortar os vegetais e ingerir alimentos escorregadios, como caracóis.

A ave pode viajar cerca de 2.500 quilômetros por dia e atingir uma velocidade de cerca de 100 km/h. Além disso, seu companheirismo com o criador é tanto que o animal ficará ao lado dele se estiver exausto. Ao todo, existem mais de 40 subespécies de gansos, que podem estar presentes em fazendas domésticas.

Ele também possui resistência a doenças e condições climáticas adversas. Por causa disso, ele pode ser criado livre durante todas as estações e não necessita de muitos cuidados.

Características do ganso

iStock

Uma característica pouco falada dos gansos é sua lealdade com seus criadores e animais da mesma espécie. Além disso, esse animal é fácil de ser adestrado igual a um cachorro, e possui um sentido de olfato muito eficiente. No entanto, ele pode ter um comportamento agressivo quando estranhos se aproximam de seu território. Entre os seus predadores naturais estão a raposa, a coruja e o guaxinim.

Vale lembrar que apesar das diversas espécies de ganso, todos são aves migratórias. Um destaque vai para a canadense, que pode voar em uma velocidade de aproximadamente 64 a 112 km/h. Quando estão migrando, podem viajar por cerca de 3.200 e 4.800 quilômetros. Se o tempo estiver propício, podem percorrer até 2.400 quilômetros em um único dia.

Além disso, o ganso passa a maior parte do dia buscando alimento. Ele pode pesar até 15 quilos e ter um metro de comprimento. Pode-se destacar o Ganso Toulouse, espécie que põe aproximadamente 50 ovos por ano, sendo que alguns podem pesar cerca de 200 gramas.

Apesar de ser um animal aquático, o ganso passa a maior parte do seu tempo voando. Vale lembrar que suas asas podem medir até dois metros. Ele também é conhecido pela sua velocidade média de 48 a 60 km/h. Porém, essa velocidade pode ser aumentada em até 90 km/h, se estiver se sentindo ameaçado.

Esta ave possui uma boa comunicação, um exemplo é sua migração em grupos, que forma um perfeito ‘V’ no céu. Ao longo da viagem, ele costuma gritar para animar os outros que estão cansados. Para se comunicar, os gansos usam mais de 10 sons diferentes, cada um deles é utilizado para uma situação específica.

Outra característica importante de ressaltar é a fidelidade dos gansos em sua vida conjugal. Seu parceiro é escolhido aos três anos e é mantido até sua morte. Após isso, o “viúvo” passa um tempo sozinho até encontrar outro companheiro para procriar.

Já em relação à reprodução, a fêmea põe cinco ovos e os choca durante um mês. Os filhotes podem voar depois de dois ou três meses de idade.

Fonte: Meus Animais, Treinamento 24

A primeira pessoa a receber transplante de coração de porco

Matéria anterior

Essas celebridades já foram presas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos