Os homens mais inteligentes que já pisaram na Terra

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      01/11/14 às 15h37

Talvez você não saiba, mas o QI de uma pessoa comum geralmente fica entre 85 e 120 pontos, o que é mais do que suficiente para médicos, engenheiros, desenhistas, músicos e matemáticos exercerem suas complicadíssimas funções. Mas e se disséssemos que existe gente como William James Sidis, Voltaire e Goethe, com entre 200 e 300 pontos de QI?

E, antes que você pergunte, existe um ramo de medição chamado "historiometria", que, através de relatos, documentos originais e textos, é capaz de simular com uma precisão satisfatória o QI de figuras históricas já falecidas, como o caso de Goethe. Para que você saiba um pouco mais sobre essas fascinantes figuras, aqui uma lista com alguns dos homens mais inteligentes da História e sua pontuação:

William Sidis = 300

William_James_Sidis

Numa época sem Internet, Sidis era capaz de ler jornais com um ano e meio, inventou uma linguagem com 7 e já dominava 8 outros idiomas, além do inglês, aos 8 anos de idade - dentre eles, grego, latim, francês, russo, turco, hebreu, alemão e armênio. Já adulto, estima-se que fosse capaz de se comunicar em mais de 40 idiomas, aprendendo uma língua nova por semana. Apesar disso, morreu jovem, com apenas 46 anos, em decorrência de uma hemorragia cerebral.

Johann Wolfgang von Goethe = 210

Goethe_(Stieler_1828)

Esse escritor, poeta, dramaturgo, geólogo, botânico, físico, historiador, pintor, arquiteto, desenhista, economista, filósofo e servidor público viveu entre 1749 e 1832.

Voltaire = 190

Voltaire

Conhecido por seu cinismo refinado e suas críticas sociais veladas, Voltaire foi um dos filósofos e escritores mais respeitados da França e um dos principais representantes do Iluminismo, que foi ao mesmo tempo odiado e reverenciado pela nobreza de sua época.

Isaac Newton = 190

Isaac_Newton

O célebre físico também foi filósofo, inventor, alquimista e matemático, e foi um dos principais teóricos para a elaboração das leis da gravidade e mecânica, inclusive emprestando seu nome para as famigeradas "Leis de Newton" que você (supostamente) aprendeu no Ensino Médio.

Galileu Galilei = 185

Galileu_Galilei

Outro físico e astrônomo, Galilei foi perseguido pela Igreja por seus trabalhos acerca do Heliocentrismo, sendo um importante ícone da Renascença e também enveredando para ramos da arte, como a pintura, música e literatura, além da matemática. Como inventor, foi responsável por grande parte da tecnologia por trás dos telescópios e das leis de movimento.

Leonardo da Vinci = 180

Leonardo_da_Vinci

Fechando a lista, o mais "burro" de nossos exemplos talvez seja o homem mais inteligente que já pisou na Terra, sendo considerado um mestre e vanguardista na arquitetura, escultura, pintura, desenho, invenções bélicas, aerodinâmica, música, engenharia e botânica - entre outros, como você pode imaginar - além de ser um influente e querido membro da nobreza italiana da época. Tá bom ou quer mais?

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+