• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Os primeiros humanos e os neandertais se relacionavam mais do que imaginávamos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      29/11/18 às 13h05

Acreditem vocês ou não, a maioria dos humanos modernos têm um pouco de neandertal nos genes. Durante muito tempo foi pensando que essa minúscula dose de DNA veio de um breve encontro entre nossos ancestrais e seus vizinhos neandertais. Mas a verdade é que isso parece que foi consequência de um, ou melhor, de vários casos de amor.

Estamos falando isso porque uma nova análise do genoma humano moderno sugere que os nossos ancestrais tiveram relações com os neandertais mais do que imaginávamos. Quando os primeiros humanos saíram da África, entraram na Europa e na Ásia, eles encontraram os primeiros neandertais. Nisso, muita coisa aconteceu.

Humanos e um caso de amor com os neandertais

Quando dois seres sexualmente compatíveis vivem lado a lado por aproximadamente 30 mil anos, isso é tempo para fazer muita coisa, se é que vocês nos entendem.

Hoje, a maioria das pessoas tem cerca de dois por cento de DNA neandertal, uma marca das tendências sexuais de nossos ancestrais. As únicas espécies que não têm DNA neandertal são aqueles cujos ancestrais permaneceram na África. Recentemente, cientistas têm observado mais de perto o genoma humano e notaram algo curioso sobre o DNA neandertal em específico. Parece que as pessoas na Ásia Oriental têm DNA neandertal que é 12 a 20 por cento maior do que em pessoas de descendência estritamente europeia.

Essa descoberta sugere que os neandertais e os humanos modernos podem ter se reproduzido várias vezes ao longo da história. Tendo isso em mente, dois pesquisadores da Temple University decidiram seguir alguns caminhos de pesquisa diferentes. Foram comparados os padrões de DNA neandertal em pessoas de ascendência asiática e européia. O resultado? Foi confirmado que ambos os grupos tiveram múltiplos eventos iniciais de acasalamento com neandertais.

Compreender as diferentes porcentagens do DNA neandertal pode nos oferecer um vislumbre da nossa própria história. Essas discrepâncias podem nos dizer muito sobre quanto tempo certas populações coexistiram com os neandertais em comparação com outras.

Isso nos deixa claro o quanto os humanos modernos estão relacionados com os neandertais, algo que os cientistas já vinham discutido há muito tempo.




Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+