• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


7 fatos sobre o DNA que podem abrir a sua mente

POR Toni Nascimento    EM Curiosidades      26/11/18 às 17h22

O ácido desoxirribonucleico, ou DNA para os íntimos, é o grande elemento que une as várias pontas da existência, do mundo animal ao vegetal de todo o planeta Terra. É de conhecimento de todos que o DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. Mais de maneira simples, DNA é a matéria que nos torna o que nós somos.

Algo tão importante, às vezes é muito ignorado por grande parte da população. Apesar de parecer bem complexo, os mistérios em volta do DNA são capazes de gerar muitas dúvidas e questionamento humanos de maior importância. Como por exemplo, você sabia que existem animais no planeta que podem "sequestrar" o DNA não apenas de outros animais, mas também de plantas? E por que não clonar dinossauros? Preocupados com o seu nível de conhecimento sobre DNA, listamos 7 fatos sobre o DNA que podem abrir a sua mente.

1 - Por que dinossauros não podem ser clonados?

Foi realizado um estudo de DNA em uma ave extinta e se concluiu que, depois de 521 anos, as ligações no DNA se desintegram, tornando o código genético bastante difícil de ler. Com 6,8 milhões de anos ocorre a desintegração completa do DNA. Consequentemente, quase não há esperança de clonar dinossauros que morreram há 65 milhões de anos.

A única esperança é para os mamutes que têm seus fósseis conservados no gelo, além de serem bem mais recentes. Por exemplo, na Ilha Wrangel, esses animais gigantes ainda viviam há 4.000 anos.

2 - Plantas com DNA mais fascinante que humanos

A planta olho-de-corvo, do Japão, tem 50 vezes mais nucleotídeos ("letras" que "escrevem" o DNA) do que um homem. São 150 bilhões contra 3,2 bilhões. Se todas essas moléculas de DNA contidas em uma célula vegetal fossem alinhadas, elas fariam uma grande torre, gigante mesmo. Mas essa complexidade do DNA não corresponde necessariamente a complexidade do organismo vivo, uma vez que a planta não apresenta vantagens sobre outras espécies e, pelo contrário, demora muito mais para crescer.

3 - DNA humano é maior que o sistema solar

Cada célula do corpo humano contém 46 moléculas de DNA, com exceção do óvulo e espermatozoide que possuem 23. Se todas essas moléculas forem colocadas em linha reta - são 37,2 trilhões de células - cujo comprimento alcançará 74 bilhões de km. A distância do Sol até Plutão é, em média, de 5,7 bilhões de km, respectivamente, o caminho de ida e volta é de cerca de 11,4 bilhões de quilômetros. E isso é porque Plutão nem ao menos faz mais parte do sistema solar. Nosso DNA consegue ser maior do que o sistema solar em muitos quilômetros, quando medido em linha reta.

4 - Ladrões de DNA

Os bdeloídeos, são uma classe de rotíferos que vive em água doce em todo o mundo. Eles se diferenciam de outras espécies por só possuírem indivíduos fêmeas. Para uma espécie que se reproduz assexuadamente, eles cresceram e muito ao longo dos milhões de anos.

Isso só é possível porque essas criaturas microscópicas aprenderam a incorporar o DNA de várias plantas, fungos e bactérias em seus genomas. Segundo os cientistas, isso é possível devido à sua capacidade de suportar adversidades, como a falta de água. Os rotíferos podem "secar", parando seus meios de subsistência, e passar anos nesse estado, e quando a água aparece, eles podem se restaurar novamente.

5 - O DNA e os Vikings

Graças a um estudo do DNA dos habitantes da Islândia, os cientistas conseguiram estabelecer que a primeira pessoa a ir para o Novo Mundo, a partir do Velho, foi uma mulher. Aconteceu anos antes de Colombo e ela era uma viking. O primeiro europeu a chegar à costa da América do Norte foi o navegador escandinavo Leif Eriksson, que viveu na passagem durante séculos. Talvez tenha sido ele quem trouxe a hóspede de terras distantes para a Europa.

6 - Homens e banana

Talvez você não saiba, mas o homem compartilha cerca de 50% dos seus genes com as bananas. Elas possuem cerca de 36.000 genes, o que é praticamente o dobro do que os seres humanos. Isso é um ponto totalmente fora da curva, uma vez que genomas de plantas são incrivelmente dinâmicos - e mais simples -, o que as torna um dos organismos mais fascinantes e ao mesmo tempo mais difíceis de se estudar.

7-  O que nos torna únicos

Você sabe que cada ser humano é único, pois ninguém é igual. Isso só acontece por causa do DNA. Mas talvez o que você não saiba é que os seres humanos são 99,9% idênticos (geneticamente falando), com a exceção de uma pequena variação de 0,1% que faz cada um ser único. Sim, você e eu só somos diferentes graças a 0,1% do DNA.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que está chocado que somos praticamente idênticos geneticamente, aquele abraço.

Próxima Matéria
Via   A  
Imagens F
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+