Curiosidades

Ovos fecundados podem ser vendidos? Especialistas explicam nascimento de codornas em prateleira

0

O ovo já foi considerado vilão e mocinho várias vezes ao longo da nossa história. Seja pelo aumento do colesterol ou pelo grande ganho calórico, os profissionais da saúde sempre têm uma opinião diferente com relação a esse alimento, seja ele considerado vilão ou não. E recentemente, esse alimento foi notícia não por seu valor nutricional, mas por um vídeo em que é possível ver o nascimento de quatro codornas de ovos que estavam em uma prateleira de um estabelecimento na cidade de Campo Maior, no Piauí.

Nascimento de codornas

O vídeo viralizou nas redes sociais e levantou várias dúvidas a respeito da fecundação dos ovos que são comercializados nos supermercados. O caso do vídeo aconteceu no dia 21 de setembro e foi postado nas redes sociais na última quinta-feira.

De acordo com especialistas, foi o calor de cerca de 37°C que provocou a eclosão dos ovos. As codorninhas que nasceram foram resgatadas com vida, mas acabaram morrendo depois. Segundo o zootecnista Bruno Costa, o nascimento desses animais indica que os ovos estavam fecundados, ou seja, tinham embriões.

Ovos fecundados podem ser vendidos?

G1

“Ovos pra consumo não devem ser galados [fecundados] por conta do tempo de prateleira. De onde vieram esses ovos tinha macho junto com as fêmeas. As granjas responsáveis adquirem lotes somente de fêmeas. Às vezes o controle não é eficaz e enviam ovos férteis para mercados”, explicou Costa.

Normalmente, o filhotes levam cerca de 17 dias para nascer. No entanto, a variação de temperatura pode acelerar ou atrasar essa eclosão. Conforme explicou Costa, os ovos fecundados podem ser consumidos desde que eles não tenham estímulo para incubação com temperaturas altas.

“Se coletar [comprar] ovo fértil e colocar na geladeira, o embrião não desenvolve, mas também não tem a mesma validade que ovos não galados, estraga mais rápido”, pontuou ele.

Comendo ovos

Se liga saúde

O ovo é um alimento que quase ninguém dispensa. Não é para menos, o seu preparo é fácil e pode ser feito de várias formas. Podemos comer ovo frito, cozido, mexido, omelete, etc.

Existe uma lenda antiga que dizia que comer ovo todos os dias podia fazer mal à saúde. Antigamente, muitas pessoas acreditavam nisso. Mas será que ovos podem fazer mal ou bem para a nossa saúde? Será que é aconselhado comer ovos todos os dias?

Os ovos de galinha têm em sua composição várias vitaminas e minerais antioxidantes, além de ácidos graxos poli-insaturados. Geralmente, as pessoas comem alguns ovos durante o dia. Porém, há aqueles que exageram na hora de comer esse alimento.

Como por exemplo um indiano, de 42 anos, do estado indiano de Utlar Pradesh, que acabou morrendo depois de tentar comer 50 ovos cozidos de uma vez só. Ele tentou comer essa quantidade de ovos por causa de uma aposta com um amigo.

Subhash Yadav e um amigo se sentaram para comer alguma coisa no mercado de Bibiganj, no distrito de Jaunpur. Os dois homens começaram a discutir e conforme o conflito aumentava, Yadav acabou apostando, com seu amigo, duas mil rúpias de que ele conseguiria comer 50 ovos cozidos, no momento.

O amigo aceitou a aposta e então os dois foram comprar os 50 ovos de um vendedor. Quando compraram, Yadav começou a comê-los um por um. Tudo estava indo bem e ele estava até contente em comer os ovos. Mas quando ele colocou o 42º ovo na sua boca, ele ficou inconsciente.

Os moradores levaram Subhash Yadav até um hospital distrital, mas os esforços dos médicos não fizeram muito efeito e não conseguiram trazer o homem de volta. Ele não recuperou a consciência e acabou sendo declarado morto.

A causa da morte não foi anunciada. Mas os médicos atribuem isso ao excesso de ovos comidos.

O desafio feito por Yadav se parece com a famosa cena de comer ovos, no filme clássico de Hollywood “Cool Hand Luke”, no qual o desafio extremo de comer é muito mais perigoso do que a maioria das pessoas imagina.

Fonte: G1

Imagens: YouTube, G1, Se liga saúde

Por uma causa nobre, homem vai a 75 bares em menos de 24 hrs

Artigo anterior

Família solta fogos de artifício em enterro e gera incêndio em cemitério

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido