Curiosidades

Pais gays se envolvem mais na vida dos filhos

0

Ser pai ou mãe pode ser o sonho de várias pessoas e, por muito tempo, pessoas LGBTQIA+ que tinham esse sonho não podiam realizá-lo. Contudo, com a conquista desses direitos básicos, hoje temos cada vez mais pais que fazem parte da comunidade.

Além disso, a grande maioria dos estudos a respeito de filhos de casais homossexuais não encontra diferença entre o desenvolvimento dessas crianças em comparação com as que têm pais heterossexuais. Isso é o que mostra um levantamento da Escola de Direito da Universidade de Columbia.

Ao todo foram 75 pesquisas feitas por diferentes estudiosos. Nenhuma delas mostrou disparidade, e apenas quatro concluíram que existia algum tipo de prejuízo, escolar ou emocional, que afetava as crianças.

Pais

Razões para acreditar

Entretanto, sabe-se pouco sobre a experiência de paternidade e maternidade para os casais homossexuais em si. Portanto, foi justamente esse ponto que o especialista em educação Andrew Leland, da Universidade Rutgers, decidiu estudar.

O foco do especialista era entender como é a experiência paterna e o envolvimento dos pais nas atividades escolares dessas crianças. De acordo com Leland, o primeiro fator importante é o status econômico da família.

Por exemplo, pais gays, brancos e ricos tendem a se conformar mais com os papéis convencionais de criação dos filhos. No caso, um deles trabalha fora e é responsável pela maior parte da renda, e o outro trabalha e ganha menos e fica responsável por cuidar das crianças.

No entanto, nas famílias de classe média para baixo, em que os dois pais trabalham, essa divisão é quebrada. Além disso, os casais gays têm uma vantagem sobre os heterossexuais, já que as tarefas não recaem em somente uma parte da relação por conta de papéis arcaicos de gênero.

Mais presentes

Freepik

Dessa maneira, o casal tem que dividir suas obrigações de maneira racional. Assim, as responsabilidades acabam dependendo mais das habilidades de cada um e a divisão fica mais orgânica e igualitária.

Essa não foi a única vantagem que a literatura científica encontrou nos pais gays. Segundo a pesquisa de Leland, os casais homossexuais estão mais dispostos a investir tempo na vida escolar dos seus filhos. Eles se envolvem em atividades como associações de pais e mestres, organizam eventos extraclasse e se voluntariam para ajudar os professores.

De acordo com uma pesquisa feita com 580 pais gays, a participação deles nesses tipos de atividade é maior do que a dos pais héteros. E existe um motivo para isso. Além dos pais quererem estar mais perto dos seus filhos, isso é uma iniciativa contra o preconceito.

Segundo o especialista, esses pais participam com o objetivo de aumentar a visibilidade de casais do mesmo sexo. Tanto que a maioria desses pais fazem questão de deixar explícito na escola que são gays e que seus filhos são adotados. Então, com esse posicionamento, e aparecendo com frequência, eles tentam prevenir ou neutralizar as atitudes negativas e preconceituosas que possam existir, seja por parte dos professores ou de outros pais.

Isso mostra que esses pais participam mais do cotidiano dos filhos não apenas para ter um contato maior com eles, mas também com a intenção de protegê-los e ter certeza de que o ambiente que eles estão é inclusivo para todos os tipos de família.

Pais homossexuais

Guia gay São Paulo

Por mais que dizer que faz parte da comunidade LGBTQIA+ seja cada vez mais visto como um ato de coragem e a seja celebrado, ainda sim é uma coisa bem difícil de se fazer, e o desafio fica ainda maior quando se é famoso e tem a carreira baseada em sua imagem pública.

Felizmente, cada vez mais pessoas públicas estão revelando sua orientação sexual e fazendo com que essa pauta seja vista como deve ser: com normalidade.

Além disso, alguns casais homossexuais famosos se tornaram pais e mostraram a todos o quão excelente são nesse papel. Por exemplo, Nanda Costa e Lan Lanh. O casal revelou que fez fertilização in vitro, e que só depois de três tentativas que elas tiveram a confirmação de que seriam mães de gêmeas.

Além delas, Ricky Martin e Jwan Yosef também são pais incríveis. O cantor latino é casado com o artista plástico sueco desde 2018. Juntos, eles são pais de gêmeos, Matteo e Valentino, de Lucia, que nasceu em 2018, e Renn, que veio para a família em 2019. Martin deu uma declaração poderosa dizendo que acha importante fazer aparições públicas com sua família para que as pessoas comecem a ver famílias LGBTQIA+ e isso fique cada vez mais normalizado.

Fonte: Superinteressante

Imagens: Guia Gay São Paulo, Razões para acreditar, Freepik

O laboratório mais seguro e perigoso do mundo

Artigo anterior

Esse sistema japonês devolve celulares, carteiras e até dinheiro perdido aos donos

Próximo artigo