Notícias

Panda dá à luz gêmeos em cativeiro na China

0

O Centro de Estudos dos Pandas Gigantes de Qinling, na China, compartilhou uma foto em que mostra filhotes gêmeos recém-nascidos de urso panda no noroeste da China, na terça-feira (23).

O macho nasceu com 176,4 gramas, e a fêmea, 151,2 gramas. Esse é o segundo par de gêmeos do urso panda Qin Qin, que nasceu nesse mesmo centro de estudos.

Uma outra panda, Yong Yong, deu à luz gêmeos no mesmo centro no começo de agosto.

A mídia estatal não divulgou quem é o pai, mas há anos veterinários chineses usam inseminação artificial para aumentar a população dos animais. Isso porque os pandas raramente se reproduzem na natureza.

Os esforços aparentam ter gerado resultado e alguns pandas nascidos em cativeiro foram soltos na natureza. Atualmente, a população de pandas selvagens aumentou, sendo aproximadamente 1.800 animais. Já outros 500 vivem em cativeiros (zoológicos e reservas).

Outro caso de filhotes gêmeos na China

Foto: China News Service via Getty Images

Também na China, em um zoológico no município de Chongqing, no sudoeste do país, uma panda gigante chamada Ershun deu à luz filhotes gêmeos na China, informa a mídia estatal. O nascimento dos filhotes foi no final de julho.

De acordo com a agência Xinhua, na época do nascimento, o zoológico informou que os bebês pandas estavam em “boas condições”.

Os gêmeos foram gerados pelo acasalamento natural entre Ershun e um panda macho no Centro de Pesquisa e Conservação da China para o Panda Gigante, na província vizinha de Sichuan, em março.

Ainda segundo o jardim zoológico, os filhotes pesavam 132 gramas e 91 gramas quando nasceram em 22 de julho.

Este foi o segundo parto de gêmeos da panda gigante.

Nascida em agosto de 2007, Ershun já morou no Toronto Zoo e no Calgary Zoo, no Canadá, entre março de 2013 e novembro de 2020.

Pandas gigantes ganham bolo de gelo e banho de mangueira para espantar calor na China

Foto: China News Service via Reuters

Para lidar com o calor deste verão, zoológicos na China ajudaram pandas gigantes com guloseimas congeladas. A temperatura passou dos 40 graus Celsius em algumas regiões do país.

No Parque Animal Selvagem de Yunnan, o panda gigante Mao Zhu celebrou o seu aniversário de 8 anos de uma forma especial. Seu bolo de quatro camadas era feito de gelo com folhas de bambu, pitaia, melancia e cenouras.

Foto: China News Service via Reuters

Além disso, os funcionários do Zoológico de Chongqing prepararam um banho de mangueira para os pandas gigantes. Os animais também puderam desfrutar de um banho em uma piscina de água gelada para se refrescar.

Pandas gigantes comem “bolo” para celebrar 50 anos da chegada da espécie aos Estados Unidos

Foto: AP Photo/Jose Luis Magana

Já nos Estados Unidos, em abril deste ano, a panda gigante Mei Xiang e seu filhote Xiao Qi Ji tiveram um café da manhã diferente, com direito a bolo, no dia 16 para celebrar os 50 anos de uma visita histórica do presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon à China, em 1972. 

Os pandas gigantes foram dados de presente aos EUA pelo governo chinês. Atualmente, eles estão entre os animais mais famosos do Zoológico Nacional, localizado em Washigton DC.

Além de saudar o momento histórico na relação entre os países, a celebração também destacou a importância do programa global de criação de pandas gigantes para ajudar a tirar os ursos da beira da extinção.

A dupla do zoológico dos EUA tomou o café da manhã diante de uma multidão. O “bolo” foi feito de suco de frutas congelado, batata doce, cenoura e cana-de-açúcar e durou aproximadamente 15 minutos.

O evento contou com a presença do embaixador chinês nos Estados Unidos, Qin Gang. O diplomata elogiou os ursos como “símbolo da amizade” entre as nações. 

Fonte: G1, CNN

Fiscais apreendem moto com R$ 51 mil em dívidas de entregador que mostrava as nádegas para radares

Artigo anterior

Atleta brasileiro morre ao cair de montanha em ultramaratona na França

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido