Para que serve o botão Estou com sorte do Google?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      29/09/15 às 18h18

Atire a primeira pesquisa na internet quem nunca utilizou este famoso botão. Com certeza você já deve ter utilizado este botão em algum momento da sua vida de navegação pela internet, no site da gigante de Buscas do Google.

O Google é um dos mecanismos de buscas mais utilizado no mundo. E mesmo sendo um domínio público gratuito ele ganha muito dinheiro, você sabia? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já fizemos para você uma matéria bacana sobre como o Google e o Facebook ganham dinheiro se o serviço é gratuito? (Clique aqui e veja a matéria).

E é impossível você acessar a internet, hoje em dia, sem passar pelo gigante de buscas. E logo em seu menu, existe um botão com uma finalidade que até então muita gente desconhece seu sistema de funcionamento.

E afinal, para que serve o botão "Estou com sorte" do Google?

google-estou-com-sorte

Em momentos de desespero por uma busca, por exemplo, muita gente afirma que recorre ao botão por conta de uma simples crença de que ele irá trazer o resultado mais rápido ou algo assim.  O botão funciona como uma espécie de buscador rápido, uma espécie de atalho.

O mecanismo de buscas seleciona um site que mais tem a ver com o assunto que você busca no Google  (grande maioria das vezes são páginas oficiais) ou outros domínios que aparecem em primeiro lugar em um ranking de resultados quando o Google é consultado sobre tal assunto.

google-pagerank-explained

Segundo a página de suporte do Google, o ícone oferece uma maneira de encontrar novos sites e explorar a web. Ao clicar no botão "Estou com sorte", o usuário é direcionado para uma página considerada de maior relevância para o que a pessoa buscou.

Um sistema de algoritmos que tem seu mecanismo de funcionamento como uma espécie de filtro de palavras, chamado PageRank, age de acordo com sua busca separando tudo o que tem relação com o assunto que você procura.

Segundo informa o site, o "Estou com sorte" "significa menos tempo à procura de páginas e mais tempo para explorá-las". Em outras palavras, a frase "Estou com sorte" é uma espécie de insinuação para que, se o usuário estiver com sorte, consiga encontrar o que está procurando com apenas um simples clique. Vale lembrar que isso depende de muitos fatores, como o tema de sua pesquisa, por exemplo.

021264675-google-search-engine

Veja o que diz o próprio Google em sua página(Clique aqui e veja o link):

Com o botão "Estou com sorte™" você é automaticamente conduzido à primeira página Web que o Google devolveu para a sua pesquisa. Você não verá quaisquer outros resultados de pesquisa. Uma pesquisa do tipo "Estou com sorte™" significa menos tempo à procura de páginas e mais tempo para as explorar.

Por exemplo, para encontrar a página da Universidade de Stanford, digite simplesmente Stanford na caixa de pesquisa e clique no botão "Estou com sorte™". O Google irá levá-lo automaticamente para "www.stanford.edu", a página oficial dessa Universidade.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+