Esse vasto universo da comunicação, envolve muito mais do que aquilo que as produtoras de conteúdo, principalmente no que se diz respeito ao entretenimento. As grandes empresas que produzem material audiovisual, como a Disney, Pixar, os animes japoneses, até mesmo os anúncios publicitários e campanhas de grandes empresas, acabam colocando linguagens, mensagens e informações, digamos, “extras” que na primeira contemplação podemos não perceber.
E na internet existem vários tipos desses citados exemplos, e hoje apresentaremos a vocês uma compilação gigantesca de algumas das mensagens subliminares mais famosas, difundidas e populares do mundo. Confira você mesmo:
1- Disney e suas “nudes”
https://www.youtube.com/watch?v=YzNXgk5eWGg
Apertem o play e verifiquem o quanto a Disney foi ousada nessa animação chamada “Bernardo e Bianca”, de 1977. Não colocaremos a imagem congelada por receio do nosso site ser eventualmente censurado.
2- Falando em “nudes” e em Disney na mesma frase…
Notaram algo grotesco na imagem desse poster de “A Pequena Sereia”? Não? Aperte um pouco mais as suas vistas agora então, e veja a surpresa:
TCHARAN!
3- Ainda em “A Pequena Sereia”, até o padre é “saidinho”
Nem mesmo uma figura de cunho sacra e celibatária como um padre, foi poupada da marotice. Notem uma certa “protuberância” saindo da batina do “representante de Deus”.
4- As tais “nudes”, aliás, não são obras exclusivas da Disney
Essa foi a mítica personagem Jéssica Rabbit, que sempre mexeu com o libido masculino, aparecendo simplesmente sem calcinha em uma mudança de take rápida. Os diretores quiseram levar à outro patamar o interesse sexual das pessoas, pela personagem ruiva, sexy de lábios carnudos.
5- Bem, vocês viram que tentamos desassociar “Disney” e Nudes”…
Notaram as costas de contornos femininos no leão do poster de “O Rei Leão”? Essa Disney pelo visto adora aguçar e atiçar a mente da galera mesmo…
6- E não basta a “safadeza” ser nas entrelinhas, tem que deixar bem claro
E a poeira que se forma no céu e dá contorno a uma palavrinha um tanto quanto imprópria para o público que assiste o longa, mas que é extremamente coerente com o que esses diretores e roteiristas pensam a todo momento? “SEX”
7- Nem “Lúcifer” fica de fora, quando se trata da Disney
Esse é o gato da madrasta de “Cinderela”, de 1957. E o nome do bichano é “Lúcifer”, o mais curioso é que em um diálogo do filme, a jovem e dócil “Gata Borralheira” diz que “Lúcifer tem um lado bom”. Capirotal!
8- Na publicidade não poderia ser diferente
A rede norte-americana de fast-foods, Burger King, que o digam… Eles pelo visto queriam realmente trazer as concepções de apetite para todas as suas nuances de atuação.
9- E nem a “Rainha dos Baixinhos” seria deixada de fora
Olhe só esse anúncio publicitário protagonizado por Xuxa Meneghel e dirigido aos “baixinhos”. Se liguem se não existe algo destoante na linguagem adotada no comercial, para o público visado:
https://www.youtube.com/watch?v=CXxq2SsPevo
10- Mas nem tudo tem uma conotação negativa
Na logo do delicioso Toblerone, se apertarmos um pouco as vistas, poderemos notar um urso na montanha presente na logo.
(Por mais que seja zoeira, na parte borrada lê-se “tolo” também)
11- Elas podem ser usadas para o bem
Como na logo da Tostitos, que sugere a partilha do alimento. Notem os “t”s do meio da imagem, e o “i”, sugerindo pessoas com a comida.
12- E no caso das comidas, sugerir outros tipos de apetites
Ou você nunca associou o símbolo básico do McDonalds, com seios femininos? Apetite, meus caros…
13- Aliás o McDonalds…
Ou eles não perdoam uma deixa sequer, ou a galera vê McDonalds e seu símbolo, até onde não era para se enxergar. O finado MSN que o diga…
14- Exemplo que se repete em anúncios de cervejas
Que ao apertarmos melhor nossas vistas, poderemos descobrir isso:
“Pão é vida”? Esse soa realmente como uma tentativa clara de se levar os pensamentos das pessoas a uma outra esfera de “atuação”.
15- E de vícios também, oras
Vai um Marlboro ai?
16- Mas tem pra todos os gostos, inclusive pros que enxergam aquilo que querem ver
Religiosos dirão que é um “666”.
17- E não perdoarão a Coca-Cola por isso
“Alô Diabo”. Parece até que estão em uma ligação telefônica e devemos ter a comunicação inicial com o tinhoso dando o alô pra ele. Enfim, mais um motivo de “acreditar naquilo que se quer enxergar”.
18- Aliás, podemos considerar a empresa, como a “mãe” das mensagens de duplo sentido
Ou não notaram no gelo da imagem, a representação de um rosto angelicalmente delicado, sendo ilustrado com a boca aberta e com uma grande receptividade para receber algo dentro?
19- E pessoas com mentes “perversas” imaginarão algo “dirrty“
O que você enxerga?
20- Afinal, isso tudo pode ser arte
Onde é representado o amor…
21- Mas como nem tudo são rosas…
Vire a sua visão por outro ângulo e veja a figura de um ser engolindo a criança chorando. Aliás, quadro ele exclusivamente nacional, do pintor Bruno Amandio.
Bem, essas foram algumas das imagens que encontramos na Internet para formarmos esse verdadeiro arsenal de mensagens subliminares que encontramos na nossa busca. Vocês conhecem algum outro exemplar bem famoso? Partilhe conosco e fortaleça esse nosso apanhado de fotos.