Curiosidades

Pastor sofre tentativa de ‘golpe do PIX’ e responde com oração

0

Conforme o tempo vai passando, novas formas de golpe, infelizmente, vão sendo criadas. O pior de tudo é que existem várias pessoas que caem nelas. Mas alguns parecem ser mais espertos e acabam até respondendo os golpistas de uma forma inusitada, como aconteceu com esse pastor que foi vítima do chamado golpe do PIX.

O pastor de 51 anos, morador de Várzea Paulista, recebeu uma mensagem diferente na quarta-feira da semana passada e decidiu respondê-la de uma maneira bem fora do comum.

O caso aconteceu quando um número desconhecido entrou em contato com o pastor pedindo dinheiro para fazer um pagamento. Em entrevista, Clodoaldo da Silva contou que esta foi a primeira vez que ele passou por uma situação assim. No entanto, logo ele percebeu que aquilo poderia ser um golpe.

“Eu parei para pensar, porque meu filho tem 13 anos e ele não usa celular. Quando fui dar uma olhada, falei ‘ai meu Deus do céu, é alguém aplicando golpe em mim””, lembrou.

Golpe

G1

Quando o pastor viu que o pedido de PIX na realidade era um golpe, ele decidiu responder às mensagens do golpista. Para o pastor, ele não viu uma resposta melhor do que mandar uma oração para quem estava tentando lhe golpear.

“Você fica meio frustrado no primeiro momento. Quando percebi que era um golpe, só tinha duas situações: ou detonar ele, no sentido de criticar, ou fazer o que o meu coração manda. Espero que a pessoa seja abençoada e que ela pare com esse comportamento”, disse ele.

“Ele estava esperançoso que eu fosse na dele. Conversei com ele. Depois que mandei, ele deu aquele silêncio mortal, acho que foi surpreendido. Espero que tenha surtido algum efeito na vida dele”, concluiu o pastor.

PIX

Mercado hoje

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo que o Banco Central (BC) criou em 2020, e ele já é o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros. Mesmo assim, ainda tem muita gente que não entende como a forma de pagamento funciona ou até mesmo manda ou recebe PIX errado.

No caso de mandar um PIX errado, de acordo com o Banco Central, é possível que a pessoa cancele a transação feita apenas antes da confirmação do pagamento. Depois da confirmação, a transação já não poderá ser cancelada porque a liquidação do PIX acontece em tempo real.

Entretanto, a pessoa que enviou o PIX pode tentar negociar com quem o recebeu de forma errada para que ela devolva a quantia paga. Nesse caso, se for possível identificar quem recebeu o dinheiro através da chave PIX, o recomendado é entrar em contato com a pessoa.

Mas se chave for aleatória, conseguir identificar quem é a pessoa fica mais complicado. Nesse caso, o indicado é procurar o banco para onde o PIX foi feito para que ele entre em contato com a pessoa que recebeu o valor errado.

Agora, se por algum acaso recebeu um PIX errado, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), você deve entrar em contato com quem lhe mandou o dinheiro para fazer a devolução do valor. E vale ressaltar que não devolver o valor recebido através de um PIX por engano pode acabar em uma ação judicial e eventuais penalidades.

Claro que ninguém quer passar um PIX errado e passar por todos esses trâmites. Por isso, é necessário alguns cuidados na hora de fazê-lo para não errar. Segundo orientação do Banco Central, no momento de incluir a chave, os dados da conta, ou utilizar o QR Code, o aplicativo do banco mostra a confirmação da operação e as informações de quem irá receber.

Nessa hora é importante conferir se os dados batem com o da pessoa ou empresa a quem você quer transferir o recurso ou efetuar o pagamento.

Fonte: G1

Imagens: G1, Mercado hoje

Drogas psicodélicas podem tratar depressão

Previous article

Cada vez mais brasileiros veem pets como filhos

Next article

Comments

Comments are closed.