Curiosidades

Auxiliar de serviços gerais viraliza depois de devolver PIX de R$95 mil

0

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo que o Banco Central (BC) criou, no qual quando uma transferência é feita, ela não tem a possibilidade de retornar. Por isso que as pessoas sempre precisam tomar o máximo de cuidado quando vão fazer um PIX para não ir para o destinatário errado.

Muitas vezes, pensamos que se alguém receber um PIX por engano, ainda mais se for um valor alto, dificilmente ela devolverá o dinheiro. Contudo, felizmente somos surpreendidos, e mais de uma vez, com casos de honestidade aqui no Brasil.

O mais recente aconteceu com o auxiliar de serviços gerais, Jayro Pimentel, que recebe pouco mais de um salário mínimo por mês para sustentar a família. Ele viralizou nas redes sociais depois de ter devolvido um PIX de 95 mil reais que recebeu por engano. Por conta desse ato de honestidade o homem acabou virando uma celebridade da noite para o dia.

Caso

G1

Claro que o auxiliar de serviços gerais se assustou quando viu aquele valor tão alto em sua conta. No dia em que isso aconteceu, era um dia como outro qualquer na vida de Jayro. Ele estava fazendo seu trabalho em uma indústria de produtos de limpeza, quando recebeu uma ligação inesperada.

Quem estava ligando para ele era o empresário desesperado que tinha acabado de fazer o PIX errado. O empresário é Cleber Cardoso, morador de Palmas e dono de uma loja de veículos. De acordo com ele, o PIX foi errado para Jayro porque ele errou somente um número na hora de digitar o número da chave pix.

“Eu falei: ‘Pode ficar tranquilo, tome uma água, acalme os nervos porque vou olhar tudo certinho e se esse dinheiro realmente tiver caído na minha conta, agorinha ele retorna para a sua conta de volta'”, disse ele.

Devolução

G1

A conta para onde o empresário mandou o PIX estava inativa e Jayro precisou até baixar o aplicativo do banco novamente para ver se o dinheiro realmente tinha ido para sua conta.

Depois de abrir a conta e ver que o dinheiro realmente estava lá, Jayro devolveu a quantia para Cleber. Com o dinheiro em sua conta de novo, o empresário ficou feliz pela atitude do trabalhador e quis conhecê-lo pessoalmente. Além disso, Cleber também deu uma recompensa a Jayro.

“Eu sou de família muito honesta, fui criado por pessoas honestas e o que eu aprendi foi isso, ser honesto. Acho que foi a minha obrigação devolver essa quantia para ele”, concluiu o auxiliar de serviços gerais.

PIX errado

Serasa

Atualmente, o PIX é o segundo meio de pagamento preferido dos brasileiros. Contudo, mesmo ele tendo se popularizado tanto desde o seu lançamento, ainda existem dúvidas sobre o que fazer em determinadas situações envolvendo tal sistema. Como por exemplo, o que fazer se, assim como Cleber, você fizer um PIX errado?

Segundo o Banco Central, é possível que a pessoa cancele a transação feita apenas antes da confirmação do pagamento. Depois da confirmação, a transação já não poderá ser cancelada porque a liquidação do PIX acontece em tempo real.

Contudo, a pessoa que enviou o PIX pode tentar negociar com quem o recebeu de forma errada para que ela devolva a quantia paga. Nesse caso, se for possível identificar quem recebeu o dinheiro através da chave PIX, o recomendado é entrar em contato com a pessoa.

Entretanto, se chave for aleatória, conseguir identificar quem é a pessoa fica mais complicado. Nesse caso, o indicado é procurar o banco para onde o PIX foi feito para que ele entre em contato com a pessoa que recebeu o valor errado. Se mesmo assim o valor não for devolvido, a saída é entrar na Justiça para tentar recuperá-lo.

Claro que ninguém quer passar um PIX errado e enfrentar por todos esses trâmites. Por isso, é necessário alguns cuidados na hora de fazê-lo para não errar. Segundo orientação do Banco Central, no momento de incluir a chave, os dados da conta, ou utilizar o QR Code, o aplicativo do banco mostra a confirmação da operação e as informações de quem irá receber.

Nessa hora é importante conferir se os dados batem com os da pessoa ou empresa a quem você quer transferir o recurso ou efetuar o pagamento.

Fonte: G1

Imagens: G1, Serasa

Atriz trans Laverne Cox é homenageada com uma boneca Barbie

Matéria anterior

Musk eleva proposta da compra do Twitter em US$ 6,25 bilhões

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos