Curiosidades

Perigos domésticos: coisas fatais em sua casa

Perigos domésticos naftalina
0

O lar é nosso espaço seguro. É onde descansamos e nos preparamos para o dia. É para casa onde queremos ir quando não estamos bem e queremos uma bolha de proteção. Contudo, esse abrigo não é tão seguro quanto parece ser e pode apresentar perigos domésticos.

Todos os anos, vários acidentes domésticos são reportados. Também são descobertos problemas que foram causados por coisas que temos em casa e estamos em constante contato, sem nem saber do perigo que aquilo representa para nós. 

Claro que temos medidas de segurança, mas ainda existem coisas em casa que podem nos prejudicar. Afinal, a maioria de nós ignoramos os rótulos de advertência e os protocolos de segurança, achando que é só medida que a empresa fabricante é obrigada a cumprir. Mas, esses minutos a mais de leitura e atenção podem salvar sua vida! Você provavelmente tem esses itens em casa, então se atente!

Alvejantes

Produtos de limpeza

Getty Images

Os alvejantes, por exemplo, são bem perigosos. Eles também são conhecidos como água sanitária e estão na casa de todo mundo para limpeza ou para tirar manchas de tecidos, mas consumir ou até mesmo inalá-los pode ser fatal.

Você já viu alguém misturar vários produtos de limpeza para um trabalho mais satisfatório? Isso é extremamente perigoso! Quando misturado com outros produtos de limpeza como amônia e alguns ácidos, o gás produzido pela água sanitária pode ser fatal.

O principal ingrediente é o hipoclorito de sódio e, quando misturado com amônia, os gases tóxicos chamados cloraminas são liberados. Já a mistura do alvejante com ácidos emite o gás de cloro, que pode prejudicar as mucosas mesmo com exposição mínima e pode até ser absorvido pela pele.

Pode parecer desconhecido, mas o perigo é conhecido até pelo sistema judiciário. Uma mulher de Chicago, nos Estados Unidos, foi acusada de assassinato em primeiro grau, em 2017, depois que forçou seu namorado a ingerir alvejante.

Creme dental

Creme dental perigos domésticos

Getty Images

O próximo item pode ser assustador porque consumimos ele cerca de 3 vezes ao dia: creme dental. Boa parte dos cremes dentais contêm fluoreto e a gravidade ocorre de acordo com a quantidade ingerida.

Sendo assim, a agência reguladora dos Estados Unidos pede que entrem em contato com um centro de desintoxicação no caso de ingerirem apenas um pouco a mais que o usado para escovar os dentes! A comunidade dentária geralmente não educa o público sobre os perigos de ingerir quantidades altas de creme dental com flúor, por mais que as instruções de uso sugerem a quantidade de uma ervilha.

Já as peças publicitárias mostram porções que cobrem a escova dental. Assim, isso pode ser especialmente perigoso para crianças que possuem menos controle de pressão na hora de espremer a embalagem de pasta dental. Pode ser que elas gostem do sabor artificial e doce, configurando o uso excessivo também.

Dessa maneira, o uso excessivo pode resultar na intoxicação aguda de flúor ou até mesmo a morte. Logo, é um dos perigos domésticos que valem a atenção. Outro fator de risco é a fluorose dentária, que ataca o esmalte dos dentes e pode resultar em reações graves. 

Lareira

Lareira

Domínio público

As lareiras são um pouco mais óbvias, mas mesmo assim, causam acidentes com frequência. Elas adornam a casa, deixando o espaço aconchegante, mas podem produzir gases tóxicos, como o monóxido de carbono.

Você corre mais risco se a lareira não tiver ventilação ou se você dormir com a lareira acesa. Sendo assim, a exposição pode resultar em dores de cabeça, tonturas e perda de consciência. Já a exposição prolongada pode causar danos cerebrais e morte, privando o corpo do oxigênio necessário lentamente.

Como muitos lugares possuem condições climáticas que demandam uma lareira, autoridades recomendam que você instale um detector de monóxido de carbono em todas as áreas principais da casa, com foco nas áreas de dormir.

Naftalina

Perigos domésticos naftalina

Getty Images

A naftalina também é usada em muitas casas, mas é um dos perigo domésticos mais sérios e recorrentes. Usadas para combater traças nas roupas, entre outros fins, a naftalina é muito perigosa, principalmente para crianças.

Os produtos químicos se tornam gases quando expostos ao oxigênio, o que também causa um cheiro forte. O gás não é só irritante para os olhos como para os pulmões, podendo até causar câncer.

Bebês não são capazes de filtrar os compostos como adultos. Logo, como resultado, de cada 4 mil crianças expostas, 600 precisam de atenção médica imediata. A icterícia, o amarelamento da pele, é um sintoma que pode levar à falha de órgãos e até à morte. Infelizmente, crianças pequenas podem também ingerir as bolas de naftalina, que parecem balinhas.

Tinta

Tinta

SZASZ-Fabian Jozsef / Shutterstock

A tinta também tem o potencial de ser um dos perigos domésticos severos se ela for de chumbo. Estudos realizados pela Associação de Proteção ao Meio Ambiente, em 2016, mostraram que as tintas no mercado brasileiro continham 170 mil partes por milhão de chumbo em 2009.

Três anos depois, o número caiu para 59 mil partes por milhão. O valor diminuiu, mas ainda é muito além da legislação brasileira, que estabelece 600 partes por milhão nas tintas imobiliárias e de uso infantil. 

O risco por intoxicação de chumbo, um metal pesado, é maior ainda se a tinta está deteriorando ou presente nas superfícies que as crianças usam ou mastigam, como em portas e escadas. Recomenda-se explicitamente a remoção de qualquer tinta à base de chumbo imediatamente. Então, agora que você sabe, tenha cuidado!

A criação do mundo na mitologia japonesa

Matéria anterior

O sistema solar pode ter o formato de um croissant, segundo astrônomos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos