Curiosidades

Por que a urina desse homem ficou verde?

0

Após ter sido internado, um indivíduo acabou ganhando a atenção da mídia por conta de um motivo bastante incomum: a coloração de sua urina.

O homem, de 62 anos, tem uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Após sentir dificuldades para respirar, o indivíduo resolveu ir ao pronto-socorro para verificar o motivo que estava ocasionando a falta de ar.

De acordo com uma reportagem, publicada no início deste mês no The New England Journal of Medicine, o homem, quando chegou ao hospital, tinha altos níveis de dióxido de carbono no sangue. A condição, segundo os especialistas, pode ser fatal.

Como sua saúde estava debilitada, o indivíduo foi rapidamente internado na unidade de terapia intensiva.

O homem foi entubado e, além disso, recebeu um anestésico chamado propofol – adequado para indução e manutenção de anestesia geral em casos de procedimentos cirúrgicos tanto em adultos quanto em crianças a partir dos 3 anos. O propofol pode também ser utilizado para sedação de pacientes de UTI que estejam sendo ventilados.

Cinco dias depois, a urina do homem, que estava sendo coletada em uma bolsa, ficou verde. O tom verde escuro, embora pareça alarmante, é apenas um efeito colateral da medicação.


Urina verde

De acordo com o Hospital Weiss Memorial, em Chicago, nos Estados Unidos, a urina pode ganhar uma coloração verde por conta de uma série de fatores, incluindo efeitos colaterais de medicamentos, infecções e problemas hepáticos.

No caso do indivíduo acima, o responsável foi o propofol. Atualmente, compreende-se apenas os motivos que causam a mudança de cor. Em contrapartida, em muitos casos, não se sabe ao certo como essa descoloração ocorre.

Segundo um relatório emitido em 2015, pelo Journal of Clinical & Diagnostic Research, no caso do medicamento propofol, a cor da urina muda quando os metabólitos do propofol são eliminados pelos rins, e não pelo fígado, onde geralmente é metabolizado. Portanto, nesse caso, são os metabólitos que causam a cor verde.

Felizmente, essa descoloração é benigna e desaparece assim que o medicamento é suspenso. A cor da urina do homem voltou ao normal logo depois que ganhou alta do hospital. O indivíduo ficou internado por duas semanas.

Urina colorida

A urina pode assumir uma variedade de cores. Em 2019, médicos relataram o caso de uma mulher cuja urina havia ganhado uma coloração roxa. Segundo os especialistas, a cor roxa é resultado de uma estranha reação química que pode ocorrer, dentro da bolsa de cateter.

A urina também pode obter uma coloração laranja por conta de “remédios e suplementos vitamínicos”, explica o médico Cristiano Gomes, da Sociedade Brasileira de Urologia. O especialista lembra também que pigmentos de legumes, como por exemplo, a cenoura e a abóbora podem ocasionar um efeito parecido. Agora, quando a urina ganha um tom laranja forte isso significa que o fígado pode estar comprometido.

Aqueles que adoram comer beterraba podem se surpreender ao ver que a urina ganhou um tom avermelhado. Como explicam os especialistas, os componentes dessa raiz podem facilmente tingir tanto o xixi, como as fezes. De todas as formas, é bom prestar atenção: afinal, a troca de cor também acontece pela presença de sangue.

5 animais mais estranhos da Terra

Matéria anterior

Itens usados por medievais para afastar bruxas são encontrados

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos