Por que acordamos com a barraca armada?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      13/08/15 às 15h53

Você já acordou pela manhã e notou um fenômeno diferente com o seu "amigão" lá em baixo, entre a cueca? É a chamada e famosa ereção matinal.
Quem nunca se deparou com uma ereção do pênis logo ao levantar da cama, que atire a primeira cueca. Mesmo se você possui uma companheira ou companheiro, até mesmo algum deles já pode ter percebido esse fenômeno por dormirem com você.
Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você uma matéria científica sobre uma pesquisa que revelou que homens que não escovam os dentes têm problemas de ereção. É bom você conferir e parar de não escovar os dentes imediatamente, heim(Clique aqui e veja a matéria).
Mas qual o motivo de acordamos com o pênis ereto? Por que isso acontece? Por que levantamos pelas manhãs e, muitas vezes, já saímos da cama de "barraca armada"? Confira na matéria:

Por que acordamos de "barraca armada"?

apolo3

 

Acordar com ereção tem explicação, aliás duas. De acordo com o urologista Eduardo Bertero, da Sociedade Brasileira de Urologia, o corpo providencia ereções involuntárias com o intuito de que o bilau não perca sua função por falta de uso. As razões para que isso aconteça são que todo aparelho reprodutor do homem possui quatro a cinco ereções involuntárias no período da noite, enquanto dormimos, mas elas acontecem enquanto você dorme, muitas vezes nem nos damos conta que elas acontecem.

A outra razão é por conta da sua bexiga cheia. Quando ela fica inchada, pressiona os nervos que são responsáveis pela transmissão dos impulsos nervosos que comandam a ereção, os chamados nervos erigentes. Esse efeito de pressão também pode acontecer durante o dia mesmo, a questão é que a ereção não acontece por conta que a gente já alivia a vontade de mijar antes mesmo de "armar a barraca".

material-de-imagem-pepino_38-5905

Quando o nosso corpo entra em estado de sono profundo, o neurotransmissor ligado diretamente ao controle das ereções, a noraepinefrina, começa a diminuir e a testosterona começa a ganhar espaço fazendo com que desencadeie vasodilatações e aumento do fluxo sanguíneo nos vasos esponjosos do interior do seu pênis. Mas não se assuste e nem fique preocupado, caro internauta.

Mesmo que isso ocorra com uma grande frequência com o seu corpo, isso funciona como uma espécie de reparo e oxigenação visando melhorar e manter a funcionalidade de seu órgão. Portanto, quando você acordar de "pau duro" pelas manhãs, relaxe e lembre-se que é o seu corpo cuidando de você e seu "amigão".

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+