icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Por que é proibido sorrir em fotos oficiais para documentos?

POR Magno Oliver EM Curiosidades 01/02/17 às 16h57

capa do post Por que é proibido sorrir em fotos oficiais para documentos?

Você sabia que tamanho é documento sim? Aqui no site da Fatos nós já mostramos algumas imagens para você que comprovam isso.

Você também é uma daquelas pessoas que sentem vergonha em mostrar a sua foto da carteira de identidade ou a de motorista para qualquer um por conta da pose séria da foto?

Esse tipo de constrangimento é vivido por muitas pessoas. Na hora de se tirar uma foto 3x4 para algum documento, é preciso estar atento à pose, o visual, tipo de roupa que se está usando e o enquadramento sem risadinha.

Mas por que tiramos fotos oficiais para documentos sem dar uma risadinha sequer? Existe alguma proibição? O que acontece?

Nos EUA, a carteira de motorista com sorriso é proibida em certas regiões. Segundo o portal G1, "quatro estados norte-americanos proíbem os motoristas de colocar foto com sorriso no rosto na carteira de habilitação.

A medida já está em vigor nos estados de Arkansas, Indiana, Nevada e Virginia e poderá se estender para outras localidades dos Estados Unidos. O Departamento de Veículos Automotores (DMV) exigem expressões faciais neutras na foto da habilitação para facilitar a identificação dos condutores".

No Brasil

Segundo o diretor de identificação civil do Detran, Luiz Antônio Abrantes, o único órgão responsável pela emissão de documentos de identidade no Estado do Rio, em entrevista ao jornal O Globo, conta que "o objetivo é garantir nas carteiras de identidade e de habilitação o perfeito reconhecimento fisionômico dos portadores".

A regra se aplica em cidadãos que queiram tirar carteira de motorista ou registro geral(RG). É preciso que as pessoas não sorriam e deixem adornos de fora pois o objetivo é que todos saiam bem na foto, parecendo-se consigo mesmo.

Ainda de acordo com Luiz Antônio, "Sobre a cor do cabelo, a previsão é a de que não deverá ser utilizada coloração que descaracterize a pessoa ou que não seja condizente com a relevância do documento.

As cores que descaracterizam o usuário são aquelas que não se mostram naturais, como por exemplo cabelos na cor azul. Além da cor, a norma diz que o cabelo não deve cobrir o rosto de forma que o reconhecimento da pessoa seja prejudicado. Por isso também os penteados mais radicais estão vetados".

Como é a sua foto na carteira de identidade ou carteira de habilitação? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest