Ciência e TecnologiaCuriosidades

Por que esquecemos os nossos sonhos quando acabamos de acordar?

8

Já percebeu que quase sempre, quando acordamos, acabamos esquecendo nossos sonhos da noite anterior? Mesmo que seja um sonho que longo e representativo, é comum que, assim que nossos olhos se abram, tudo vire fumaça. (Clique para entender também o significado de 8 dos pesadelos mais comuns do mundo).

Isso muitas vezes é agonizante, a gente sabe. Mas a boa notícia é que a Ciência também se preocupa com esse fenômeno e já tentou explicá-lo de algumas formas. Até mesmo o famoso pai da psicanálise, Freud, já andou por esses caminhos.

2

Bom, uma das explicações possíveis para nosso esquecimento súbito dos sonhos é que eles não fazem sentido na nossa cabeça. Às vezes, nós sonhamos com assuntos desconexos, embaralhados, que não condizem com nossa realidade ou que, simplesmente não nos fazem sentir emoções vívidas o suficiente para serem marcantes. Esses são alguns grandes candidatos a serem esquecidos, por exemplo.

Então, de forma resumida, o que não aumenta nossa adrenalina (isso mesmo, estamos literalmente falando sobre o hormônio que causa pânico, empolgação e deixa o corpo em alerta), simplesmente não é entendido como relevante para nosso cérebro. De acordo com especialista, nós só nos recordamos daquilo que mexe com as emoções.

1

Por isso, é muito mais fácil nos lembrarmos de um pesadelo que de um sonhozinho “água com açúcar”, por exemplo. Mas isso também acontece quando estamos acordado, porque a consciência humana acaba funcionando como uma espécie de “filtro” e faz com que seja lembrado só o que é de nosso interesse direto.

Entendeu?

3

7 maiores mentiras que todo mundo acredita sobre bebidas alcoólicas

Matéria anterior

Conheça Sealand o menor país do mundo

Próxima matéria

Você pode gostar

8 Comentários

  1. Galera no Google Play baixem o WHAFF, ele paga para baixarem App no celular. Só baixar ele e começar a ganhar um extra pelo celular. Ao se registrarem coloque o código: AE80094 vai ganhar automaticamente 20$. NÃO CUSTA NADA FAZER UM EXTRA NO CEL!!

    1. Não.

  2. o meu sonho mais louco , foi q eu estava sendo atacada por repolhos gigantes , em um mundo vermelho , cheio de lama , vai entender kkk

    1. Não sei se foi o meu mais louco, mas um que eu tive foi que surgiu uma enchente em um zoológico que eu tava (lugar aberto e plano, fuck logic), e eu sobrevivi boiando em um pato, com a missão de salvar todos os animais do zoológico que não sabiam nadar, que estavam se escondendo em banheiros químicos. Eu nunca vivi nada tão emocionante.

      1. uma vez eu sonhei que estava em uma guerra e quando começou a batalha alem de eu levar uma arma eu levei uma baguete ai eu tive que me esconder entao eu entrei em um buraco que tava cheio de baratas ai eu acordei desesperado porque eu odeio baratas. acho que esse foi meu sonho mais louco

        1. kkkkkkkkkkkkk
          como??
          baguete???
          kkkkkkkkkkkkkkkk
          ri de mais

    2. e uma vez eu sonhei q eu tava nadando no mar e eu era uma flor marítima e meu irmão era aquele caranguejo da ariel e tava tocando minha musica preferida ai quando acabou a musica eu acordei

  3. Bom meu sonho mas loco foi
    Eu tinha ficado presa em um super mercado e eu podia comer tudo q quiser e é derepente eu não consegui achar bolacha e depois eu fui parar em um navio pq eu era seriaaa.
    E aí eu nadava com os tubarões e conheci várias outras sereias por lá e fuiaaté atlântica *__*
    foi meu melhorrrr sonho !!!!

Comentários não permitidos.