Curiosidades

Por que existe a ONU e para que serve?

0

Certamente, você já ouviu falar bastante da Organização das Nações Unidas, ou melhor, ONU. Essa é a organização que reúne sempre os líderes mundiais. Costumamos ouvir falar sobre ela principalmente em jornais, até porque a ONU está sempre comentando sobre os mais diversos assuntos que acontecem nos países, como por exemplo: saúde, política, economia e por aí vai. Bom, existem sempre algumas perguntar que nós fazemos a nós mesmos quando nos deparamos com algo que não conhecemos, como é esse o caso. E diversas pessoas já se questionaram: “Para que serve a Organização das Nações Unidas?”.

Se você é uma dessas pessoas que já quiseram saber o que é, de fato, a ONU e qual o seu papel no mundo, está no lugar certo. Após pensar um pouco melhor sobre o assunto, nós da Fatos Desconhecidos decidimos buscar a resposta e trazer para você, caro leitor. Sendo assim, confira conosco ao seguir essa resposta e aproveite para compartilhar essa matéria com seus amigos. Sem mais delongas, vamos lá.

O que é a ONU?

A Organização das Nações Unidas é uma organização intergovernamental e foi criada para substituir a Liga das Nações. Começou após a Segunda Guerra Mundial, que deixou dezenas de países devastados e viu-se uma necessidade de manter a paz e segurança do mundo. Franklin Roosevelt, presidente norte-americano escreveu e assinou juntamente com o seu assessor Harry Hopkins e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill a Declaração das Nações Unidas e esse foi o primeiro passo na criação da ONU.

Entre 25 de abril e 26 de junho de 1945, acontecia a Conferência sobre a Organização Internacional. Representantes de 50 países estavam presentes. Naquele ano, no dia 24 de outubro, a ONU passou a existir oficialmente. No ano de 1946, na primeira reunião da organização que ocorreu em Londres foi decidido que a sede seria nos Estados Unidos.

A ONU sob o olhar crítico

Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, França e China são membros permanentes da ONU e ela quem financia grande parte das despesas desses países. Hoje a ONU é vista pelos críticos como um verdadeiro fracasso, principalmente porque as 5 potências permanentes tem praticamente todo o poder sobre ela. A ONU é um órgão administrativo que não tem força jurídica. Isso quer dizer que ela pode opinar sobre assuntos jurídicos dos países, mas isso não tem valor legal. Um dos pontos mais fortes da organização é os direitos humanos, mas infelizmente ela não consegue dar conta, tomamos por exemplo a guerra da Síria, que poderia ser impedida, visto que a Organização foi inicialmente criada com o intuito de manter a paz no mundo.

Afinal, para que serve a ONU?

Antes de concluirmos, é preciso saber que atualmente a ONU possui mais de 200 países associados, sua estrutura central fica em Nova Iorque, mas ela possui outras sedes em Genebra, Viena, Nairóbi, Addis Abeba, Bangcoc, Beirute e Santiago. Além disso, possui escritórios por grande parte do mundo e está sempre promovendo encontro com líderes mundiais. A maior parte desses líderes concorda que a organização deve ser reformulada, por acreditar que ela não está cumprindo com o seu papel e nem fazendo jus ao propósito inicial em outras palavras. Eles acreditam que a organização “não serve pra nada”.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Existem dois tipos de narcisistas e a diferença é crucial, segundo pesquisadores

Matéria anterior

7 melhores pegadinhas de celebridades de todos os tempos

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.