Curiosidades

Por que ficamos com sono depois de comer?

0

O sono envolve alguns mistérios. Enquanto dormimos podemos ter orgasmos ou sofrer de uma terrível paralisia do sono. A ciência ainda não conseguiu entender muito bem esses fenômenos.

No entanto, ela responde outra questão que todo mundo conhece muito bem: aquela vontade de tirar uma soneca depois que comemos. De acordo com especialistas, depois de uma refeição o fluxo sanguíneo aumenta na direção do estômago e do intestino, para ajudar no processo da digestão.

Dessa forma, o sistema nervoso fica menos irrigado. Com menos sangue chegando, ocorre uma diminuição do transporte de oxigênio. Segundo a nutricionista Vanderli Marchiori, “Quando existe menos oxigênio no cérebro, o organismo entra em estado de falsa hibernação e, por isso, sentimos sono”.

Outras razões

sono

Além da dessa explicação fisiológica clássica, pode haver outro motivo que nos faça ter sono depois de comer. Recentemente, uma equipe de cientistas da Universidade de Manchester, na Inglaterra, apontou outro fator outros fatores que desencadeiam o sono.

Os cientistas descobriram um mecanismo pelo qual o cérebro interrompe seu estado de alerta depois que comemos. Segundo afirmam, a glicose, o açúcar encontrado nos alimentos, faz com que as células nervosas que nos mantêm alertas parem de emitir sinais para deixar as pessoas acordadas.

Ou seja, quando o corpo humano precisa de comida, os sinais de alerta são emitidos a todo momento. Por outro lado, quando a fome é saciada, o cérebro pára de mandar tais sinais, então surge a moleza e vontade de dormir.

5 coisas sobre envelhecimento que ninguém te conta

Artigo anterior

Entenda o que é a barreira do som

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido