• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Pessoas que acordaram do coma misteriosamente falando outros idiomas

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      12/09/14 às 23h37

Estranhos casos de pessoas que são possuídas e começam a falar em latim chocam a comunidade científica, mas você sabia que esse mesmo fenômeno pode acontecer com pessoas em coma? Foi o que aconteceu com Ben McMahon, de 22 anos, que teve um acidente e acordou falando mandarim. Nada de anormal, se ele não fosse um australiano que jamais estudou a língua, a não ser por algumas aulas básicas em um colégio de infância.

Suas primeiras palavras foram algo como "enfermeira, me ajude, estou com dor", o que a pobre enfermeira com certeza não conseguiu entender, já que ele falou em mandarim. Da mesma forma que eu não consegui entender esse programa bizarro do qual ele participou:

http://www.youtube.com/watch?v=2SGSPdJ14NE#t=124

Ben ainda escrevia mensagens em mandarim em folhas de papel, o que intrigou familiares e médicos. De dois a três dias depois, ele conseguiu voltar a falar inglês, mas acabou ganhando viagens para a China e até oportunidade de apresentar um programa no país. Agora, mudou-se de Melbourne para Xangai e está estudando comércio exterior. Esperamos que seja melhor do que sua tentativa em programas televisivos.

coma_1615608c

O caso de Ben, entretanto, não é o único. O mesmo aconteceu com uma croata de 13 anos chamada Sandra Ralic que, em 2010, acordou falando alemão após um coma de apenas 24 horas. Da mesma forma, a jovem de Knin esqueceu sua língua nativa e havia apenas noções básicas do alemão, aprendidas na escola e em programas que assistia em alemão.

 

Diferente de Ben, ela não conseguiu mais voltar a falar sua linguagem e precisou de um intérprete para conversar com os próprios pais. A situação toda gerou curiosidade mesmo entre a equipe médica, o que levou o diretor de seu hospital a supor que línguas nativas e estrangeiras ficam armazenadas em locais diferentes no cérebro, e lesões poderiam desativar apenas uma das áreas, em situações de coma, como a que Ralin havia enfrentado.

o-MICHAEL-BOATWRIGHT-WAKES-UP-facebook

O mesmo aconteceu com Michael Boatwright, um veterano da Marinha que acordou sem nenhuma memória e falando apenas sueco. Da mesma forma, Michael já havia aprendido sueco anteriormente, mas não sabia falar no mesmo nível com o qual acordou se comunicando. Esse tipo de acontecimento é chamado até mesmo de milagre, e acontece há séculos. Todavia, a explicação do médico de Ralin é apenas uma teoria, e a real razão continua sendo um mistério para a ciência.

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+