Curiosidades

Por que o café desperta a vontade de fazer xixi?

0

Todos nós, quando bebemos uma xícara de café, sentimos, em poucos minutos, a necessidade de ir ao banheiro. Por que isso acontece? Por que o café exerce um poder sobre nossa bexiga? Para responder a pergunta, o portal de notícias HuffPost conversou com alguns especialistas. Confira, agora, o que os profissionais disseram sobre essa intrínseca jornada que começa com um simples gole.

O primeiro gole

Conforme ressaltou a reportagem do portal de notícias HuffPost, tudo o que você engole vai direto para o estômago. Nesse ínterim, qualquer alimento que você ingere – seja líquido ou sólido – pode ficar no estômago de cinco minutos até mais de uma hora. Obviamente, os líquidos são mais rápidos de digerir do que os alimentos sólidos e é exatamente por isso que sentimos, por exemplo, uma súbita vontade de urinar quando ingerimos café.

De acordo com Lisa Anderson, professora associada de biologia integrativa e fisiologia da Universidade de Minnesota, Estados Unidos, o corpo começa a trabalhar a digestão de uma xícara de café imediatamente quando o estômago vazio. “Neste caso, o líquido passa pelo estômago, rins e bexiga em um intervalo rápido de tempo. Isso ocorre somente com o café, que é diferente de algumas outras bebidas”, explica a profissional.

“O intestino delgado usa osmose para absorver o líquido, usando energia para sugar o sódio e outros eletrólitos”, disse Anderson ao HuffPost. “Como os polifenóis e outras moléculas presentes no café são todos solúveis em lipídios, isso significa que o líquido é revestimento mais facilmente do trato gastrointestinal”.

“Depois que o fluido chega à bexiga, sensores do nosso corpo começam a sinalizar que a nossa bexiga está se enchendo”, disse Anderson. “Isso dispara sinais para o centro de micção no tronco cerebral, que fica na mesma região de outros centros que realizam outros tipos de alerta, como indiciar a sede ou fome”.

Processo rápido

O café acelera o processo de digestão porque a cafeína fornece um estímulo extra para o músculo detrusor, um músculo liso, que fica na parede da bexiga e que se contrai quando a micção se torna necessária. Para os especialistas, esse processo se torna ainda mais rápido se você tiver uma bexiga hiperativa.

“A cafeína irrita a bexiga e, quando a bexiga está irritada, começa a se contrair”, disse Rena Malik, urologista e diretora de medicina pélvica e cirurgia reconstrutiva da Escola de Medicina da Universidade de Maryland. “Essa contração é o que lhe dá aquela sensação de que nós, urologistas, chamamos de ‘urgência’, que é o desejo repentino de ir ao banheiro que você não pode adiar”.

De acordo com Malik, aqueles que consomem café em grande quantidade podem desenvolver alguma resistência.

Café e mais café

A cafeína é um diurético, portanto, segundo as informações disponibilizadas pelo portal HuffPost, isso significa que os rins sugam mais fluido do corpo do que o que foi consumido, o que, provavelmente, pode ocasionar a desidratação.

“As propriedades diuréticas da cafeína dependem do nível de consumo”, disse Anderson. “Você geralmente precisa ingerir mais de 400 mg de cafeína para ter um impacto significativo no equilíbrio de fluidos do seu corpo”.

Para Malik, a melhor maneira de descobrir se o seu corpo está desidratado por conta das altas doses de cafés ingeridas, é verificar a cor da urina. “Se for amarelo escuro, você precisa de mais fluidos em seu sistema”, disse a profissional.

Menino de 4 anos compra 918 picolés do Bob Esponja sem avisar a mãe

Matéria anterior

7 famosos que lutam com a dependência química

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.