Curiosidades

Por que o sangue é vermelho e as veias são azuis?

0

O sangue é um fluido corporal em humanos e animais que proporciona substâncias necessárias, tais como nutrientes e oxigênio para as células e transporta resíduos metabólicos para fora do organismo. Você é do tipo que não pode ver uma gotinha de sangue que já passa mal ou é do tipo curioso que nunca entendeu  porque nosso sangue é vermelho? E mais, se o sangue é vermelho por que, então, as veias são azuis?

Na verdade, as veias são transparentes e nosso sangue é realmente vermelho, isso porque muitas células sanguíneas são as hemácias. E essas células têm o pigmento hemoglobina, que é rica em ferro.

Daí, quando respiramos o oxigênio vai para dentro do corpo e isso oxida o ferro presente na hemoglobina, essa reação resulta em uma tonalidade vermelha. Ainda não está claro? Pense na ferrugem, ela é a oxidação do ferro e por isso também tem aquela cor meio avermelhada.

tatuagens-doacao-sangue

O sangue pode ter duas tonalidades, o vermelho vivo é sangue arterial que leva o oxigênio para as células e o vermelho mais escuro é sangue venoso, isso porque recebe o dióxido de Carbono que as células produzem, tornando-se mais escuro pela presença de pouco oxigênio. Deu pra entender?

E se o sangue é vermelho e as veias transparentes, por que as veias são azuis? Bom, o que acontece é que quando a luz atravessa nossa pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida.

Sangue

20

 

O sangue circula no nossa corpo através de vasos sanguíneos e da ação de bombeamento do coração. Em animais com pulmões, o sangue arterial transporta o oxigênio do ar inalado para os tecidos do corpo, e o sangue venoso carrega o dióxido de carbono, um dos resíduos do metabolismo produzido por células.

Nos animais vertebrados o sangue é vermelho e é produzido na medula óssea. No caso dos animais invertebrados é diferente: a coloração pode mudar de acordo com a espécie e com a presença de elementos como cobre e ferro. O sangue tem como manter as funções vitais de um organismo.

Fonte: IFL Science

As 5 pedras preciosas mais valiosas do mundo

Matéria anterior

Pokemon GO, o jogo que promete trazer os monstrinhos para o mundo real

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.