Curiosidades

Curas para ressaca não são apoiadas por evidências científicas

0

Muitas pessoas adoram beber, seja socialmente com os amigos ou até ficar totalmente bêbadas. A bebida é vista por muitos como algo necessário para se entreter, enquanto que, por outros, é um refúgio de uma realidade difícil. Não importa como, porque ou o quanto você bebe, uma coisa todos sentem em comum: a ressaca. Acordar no dia seguinte com dores de cabeça e mal-estar está entre as piores coisas da vida. Isso pode comprometer de forma negativa o nosso dia inteiro.

Ademais, se você é uma pessoa que está familiarizada com a ressaca, é bem provável que você tenha a sua própria receita para curá-la. Geralmente, cada pessoa tem a sua receita milagrosa para curar, ou pelo menos, amenizar os efeitos da ressaca. Assim, cada pessoa acredita que a sua forma é a melhor de curar a temida ressaca.

Contudo, existe uma notícia não tão boa. De acordo com novos estudos, a maior parte dessas curas não tem nenhuma evidência científica sólida que comprove a eficácia delas.

Ressaca

Horoscope

Nesse ínterim, os pesquisadores fizeram uma revisão de 21 estudos controlados por placebo em 386 participantes. Como resultado, eles descobriram que a evidência científica para a eficácia das chamadas “cura ressaca” era, na melhor das hipóteses, duvidosa.

Entretanto, a forma como esses experimentos são feitos e avaliados precisa ser melhorada. Como por exemplo, deveria ter uma espécie de balança padronizada usada para pesar os sintomas da ressaca ao invés de depender do autorrelato das pessoas.

“Nosso estudo descobriu que as evidências sobre esses remédios para ressaca são de qualidade muito baixa e é necessário fornecer uma avaliação mais rigorosa. Por enquanto, a maneira mais segura de prevenir os sintomas da ressaca é se abster de álcool ou beber com moderação”, disse o epidemiologista Emmert Roberts, do King’s College London, no Reino Unido.

Estudo

Best life online

Esses 21 estudos analisaram uma variedade de curas para a ressaca. Mesmo que alguns sintomas da ressaca tenham melhorado em determinados casos, os métodos para coletar e avaliar os dados não eram de um padrão grande o suficiente.

Além disso, não se testou nenhuma dessas supostas curas em mais de um estudo. Sem contar que nenhum dos resultados foi replicado independentemente. Além disso, um outro problema foi a amostragem, já que oito estudos foram feitos exclusivamente com pessoas do sexo masculino.

Os pesquisadores também perceberam diferenças bastante consideráveis entre os estudos anteriores com relação à quantidade de álcool consumida e as variações nos fatores contribuintes, como por exemplo, a quantidade de comida ingerida antes de beber. Portanto, melhorias em todos esses pontos podem mostrar quais curas para ressaca, se elas existirem, são mais eficazes.

“Vários remédios afirmam ser eficazes contra os sintomas da ressaca, muitos deles sendo comercializados como ‘curas’ da ressaca. No entanto, falta um exame científico atualizado da literatura”, escreveram os pesquisadores.

Funcionamento

Tastemade

“Embora o extrato de cravo-da-índia, ácido tolfenâmico, um tratamento para enxaqueca, e piritinol, análogo da vitamina B6, sejam os mais promissores como curas para ressaca com base nesta revisão, a evidência ainda não é forte o suficiente – e mais estudos serão necessários para confirmar sua eficácia”, pontuaram os pesquisadores.

Justamente porque os humanos gostam tanto de beber não é de se surpreender que exista tanto interesse no potencial desses remédios para curar ressaca. Porém, é importante ter em mente que o consumo excessivo de álcool traz danos à saúde. Portanto, a ressaca pode ser um aviso importante que não se pode deixar de lado.

“Os sintomas da ressaca podem causar angústia significativa e afetar o emprego e o desempenho acadêmico das pessoas. Dada a contínua especulação na mídia sobre quais remédios para ressaca funcionam ou não, a questão em torno da eficácia das substâncias que alegam tratar ou prevenir a ressaca parece ser de considerável interesse público”, concluiu Roberts.

Fonte: Science Alert

Imagens: Horoscope, Best life online, Tastemade

Idoso morre ao cair em vulcão no Havaí

Artigo anterior

O reator da China acabou de quebrar um novo recorde mundial

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido