O nosso mundo é extremamente diverso em todos os sentidos. Os costumes, as tradições, a cultura no geral costuma mudar de um lugar para outro facilmente. Até mesmo dentro do mesmo país como no Brasil, por exemplo, onde os costumes das pessoas do Norte são totalmente diferentes da cultura de quem vive no Sul. Agora, imagine a diferença ainda maior entre um país e outro ou, mais ainda, entre continentes. Já vimos diversas vezes, aqui mesmo na página, algumas coisas curiosas sobre a Ásia. Muita gente se pergunta uma coisa em especial: por que os asiáticos não costumam ter papel higiênico nos banheiros?
Os hábitos no banheiro variam muito de país para outro. Na Indonésia, Filipinas, Tailândia e Índia, por exemplo, as pessoas usam métodos alternativos para o papel higiênico. Geralmente, os banheiros contam com um recipiente de plástico que se parece com um balde. Enquanto isso no Japão, existem vasos sanitários especiais, onde os assentos têm diferentes funções, entre elas a limpeza. Mas, por que realmente não usam papel higiênico na Ásia? Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já. Sem mais delongas, vamos lá.
O sistema de gestão de água em alguns países da Ásia é bastante diferente do que encontramos nos países ocidentais. Por esse motivo, em diversas regiões, não podemos jogar papel higiênico na privada. Em vez disso, as pessoas usam recipientes com água ou o famoso bidê. É preciso chegar antes de saber se você pode ou não jogar papel no vaso, caso tenha papel. Veja antes se há uma lixeira no banheiro. Se houver, é lá que devemos jogar o papel após usá-lo.
Papel higiênico muito áspero pode causar irritação na pele. Ele pode ainda ser mais perigoso para pessoas que sofrem com problemas como hemorroidas ou fissuras. Nesse sentido, usar água é a melhor opção, pois ajuda a aliviar a pressão na região perianal.
Usar o papel higiênico de forma incorreta pode ajudar a espalhar bactéria. Em caso de mulheres, a limpeza deve ser realizada da frente para trás, pois o contrário pode aumentar o risco de transferência de bactérias para a uretra. O bidê segue sendo a melhor forma de evitar esses problemas e fazer com que o uso do banheiro não se torne um verdadeiro pesadelo.
Em diversos países muçulmanos, lavar-se após ir ao banheiro é parte dos ensinamentos islâmicos. Essa mesma regra é aplicada na Índia.
A água é considerada mais higiênica do que o papel e isso é fato. Isso porque ele nem sempre remove toda a matéria fecal após o uso.
De acordo com uma pesquisa, somente no Estados Unidos 36,5 bilhões de rolos de papel higiênico são usados por ano. Isso representa aproximadamente 15 milhões de árvores. Logo, o uso de água para a limpeza pessoal é muito mais recomendado.
E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.