Curiosidades

Por que os braços balançam na hora de caminhar?

0

Pode ser que você nunca tenha pensado sobre essa questão, mas existe uma razão muito importante para que isso aconteça. De acordo com pesquisas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos; e da Universidade de Tecnologia de Deft, na Holanda; o balançar dos braços acontece para que nosso corpo poupe energia durante as caminhadas.

Segundo os pesquisadores, a forma como caminhamos, como os braços soltos e em movimento, nos proporciona economia de até 75% frente às formas de andar dos chimpanzés (bípedes e quadrúpedes), por exemplo. Mas, até isso tem um “porquê” segundo os cientistas: o homem é bípede há 4,5 milhões de anos e, por isso, nosso corpo está muito mais adaptado a essa função que a maioria dos animais, mesmo os demais primatas.

WS1017

Por outro lado, há  formas de caminhar que podem exigir mais do nosso corpo. Por exemplo, andar com os braços segurados, como na posição de sentido dos soldados, proporciona 12% mais gasto metabólico do que andar normalmente. Isso porque, controlando os braços ao andar, o corpo exige maior gasto energético dos músculos dos ombros para mantê-los fixos

Da mesma maneira, a caminhada com o movimento sincronizado (braço direito com perna direita e braço esquerdo com perna esquerda) consome 26% mais energia, pois os músculos se esforçam mais para manter esse movimento. Na contramão – como já vimos no início da matéria – quando caminhamos alternando o movimento dos membros, a passada fica mais suave, reduzindo o gasto energético dos musculares.

Comerciais que todo mundo sente saudade

Artigo anterior

Por que gostamos tanto de beber?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido