Sabe quando você está devorando aquela barra de chocolate deliciosa e sem querer acaba mordendo um pedaço do alumínio causando aquele choque insuportável nos dentes? Pois é, existe uma explicação para isso. Bom, quem tem amálgama nos dentes provavelmente já deve ter passado por essa situação nada agradável, e essa dor aguda pode ser explicada pela eletroquímica, que tem como um de seus objetivos de estudo a produção de corrente  elétrica por meio de reações de oxirredução.

Tudo começa quando tem início a pressão da mordida com dois metais em contato em um ambiente úmido, no caso a boca. Aí, quando acontece essa pressão que provocamos quando mordemos a folha de alumínio em um ambiente cheio de saliva e sais, o resultado é eletrizante. Nesses tais metais existe uma diferença de potência eletroquímica, o que faz com que elétrons saiam do alumínio em direção ao dente.

17120755722283

Publicidade
continue a leitura

Em seguida, essa espécie de corrente elétrica é conduzida até a raiz do dente e, chegando lá, gera alguns impulsos que quando chegam ao cérebro, nos fazem interpretar tudo isso com dor. E aí não tem mais jeito, é esperar a dor passar e analisar bem o papelzinho do chocolate antes de come-lo.

Bônus: Você sabe como são removidas as cáries?

Publicidade
continue a leitura

As famosas cáries são orifícios e lesões estruturais nos dentes, sinais de deteriorações e maus cuidados com os dentes. Diversos motivos podem levar as cáries a aparecerem na boca de alguém, o que é um dos problemas mais comuns entre as pessoas de todo o mundo.

O tratamento da cárie feito pelos dentistas começa no preenchimento do dente, removendo o material deteriorado com uma broca e substituindo-o por materiais como liga de prata, ouro, porcelana ou resina composta. A obturação ou restauração é feita dependendo da seriedade de cada caso, e se o tratamento for bem feito o dente pode recuperar 100% das suas funções normais, sem nenhum aumento de sensibilidade, apesar da imensa qualidade dos dentistas brasileiros reconhecidos internacionalmente o Brasil ainda é um país que tem um alto número de pacientes com cáries.

Publicidade
continue a leitura

Por isso é recomendável ir ao dentista ao menos uma vez ao ano, acredite, é mais barato do que você imagina e pode deixar os seus dentes lindos e sem cáries, se você demorar ir ao dentista e tiver uma cárie ela pode se desenvolver demais, e você pode acabar tendo que passar por um canal, e aí sim a dor vai ser grande.

Gostaram da matéria amigos? Comentem aqui pra gente!

Publicado em: 18/06/18 17h55