Curiosidades

Por que os formandos usam um ”babador”?

0

O babador é algo muito útil, para evitar que bebês se lambuzem por inteiro, quando estão comendo. Nada disso tem a ver com uma cerimônia de formatura, certo? Sim, mas é que todos os formandos, sem exceção, utilizam um acessório muito peculiar, que lembra bastante um babador. Não que seja um babador, mas, popularmente, algumas pessoas o conhecem por esse nome.

Se você já se formou, ou foi a uma formatura, sabe bem do que estamos falando. Não importa o curso, ou a graduação, todos os formandos utilizam essa roupa formal e padrão. O que muda é apenas a cor da fita, mas a roupa, chamada beca, é igual para todos. O acessório em questão, que chama a atenção pela sua semelhança com um babador, na verdade, se chama Jabor. Mas então, afinal, por que todo formando utiliza um? Qual a história por trás do Jabor? É isso que você vai descobrir a seguir.

O Jabor

O babador, na verdade, se trata de um Jabor, e para entender a sua história, é preciso antes conhecer a origem de toda a roupa de formatura, a famosa beca. Para isso, temos que voltar à França, quando tudo começou. No passado, os magistrados, os funcionários do poder público que exerciam determinada autoridade, usavam um modelo bem peculiar de traje, durante as solenidades, audiências e sessões formais.

Depois do século XII, esse traje, que já era chamado de beca, começou a ser usado também no meio acadêmico. Isso, na época em que os primeiros reitores começaram a surgir, sendo eles as autoridades de maior poder, dentro das instituições de ensino.

O objetivo principal dessas vestimentas era diferenciar as pessoas, demonstrando o mérito e também a responsabilidade que aquelas pessoas possuíam. Da mesma forma, que os uniformes dos miliares que demonstra suas respectivas patentes. E desde então, essa tradição continua em vigor até os dias de hoje.

A beca

Mas além do Jabor, muitas outras peças compõem a roupa dos formandos. Então, vamos conhecer cada uma delas a seguir.

Beca: É a vestimenta principal do conjunto, aquela preta que deve ir até o calcanhar da pessoa e possui mangas tão longas, que devem alcançar os dedos das mãos.

Capelo: Também conhecido como Barrete, é o chapéu que possui um pingente que deve ser usado apenas o recebimento do grau. Ele deve ser colocado acima do ombro esquerdo.

Jabor: O Jabor nada mais é do que um acessório, que acrescenta a vestimenta. Ele fica posicionado, abaixo do pescoço, como um babador mesmo, e é feito de tecido braço, como uma renda.

Faixa abdominal: Essa é a faixa, usada na altura da cintura, que deve ter a cor determinada para cada curso específico. A de jornalista, por exemplo, deve ser amarela.

Capa: E por último, mas não mesmo importante, a capa, que todo formando deve utilizar, acima da beca e sobre os ombros.

Enfim, essa é a explicação para o Jabor, ele é utilizado para diferenciar as pessoas, como um símbolo de mérito e responsabilidade social. E você, já usou um Jabor na vida? Gostaria de se formar um dia para usá-lo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Finalmente, desvendaram qual é o idioma dos Orangotangos

Matéria anterior

Descubra quanto o ”Amigo Secreto” de fim de ano deve injetar na economia

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos