Curiosidades

Por que os médicos usam roupas verdes ou azuis nas salas de cirurgia?

0

A cor das roupas dos médicos cirurgiões costumava ser branca – a cor da limpeza. Então, no início do século 20, um médico influente no ramo decidiu adotar a cor verde porque ele pensava que seria mais fácil para os médicos verem o corpo do paciente durante os procedimentos.

A cor é algo que nos é tão familiar que se torna para nós difícil compreender que ela não corresponde a propriedades físicas do mundo mas sim à sua representação interna, em nível cerebral. Ou seja, os objetos não têm cor; a cor corresponde a uma sensação interna provocada por estímulos físicos de natureza muito diferente que dão origem à percepção da mesma cor por um ser humano.

Porque a roupa é verde ou azul?

16

Toda essa mudança ocorreu para pois a cor verde é oposta da cor vermelha, do sangue, por isso o médico achou melhor uma roupa com essa coloração. Pelo menos é isso que afirma um artigo de 1998 do Today’s Surgical Nurse. A cor verde pode ajudar os médicos a enxergarem melhor. Ao ver a cor verde o médico pode balancear sua visão pois o vermelho pode atrapalhar na detecção de algo irregular dentro do corpo do paciente.

As cores complementares são as culpadas

17

Cores complementares são aquelas que mais oferecem contraste entre si. De acordo com a definição de Michel Eugene Chevreul, no século XIX, a cor complementar de uma matriz é aquela que mais absorve seu espectro.  Nos sistemas de cores mais perceptíveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado oposto da outra. O exemplo mais claro é o sistema HSV, no qual as cores complementares estão em lados opostos no disco de cores.

Se um cirurgião olha demais para algo que é vermelho ele torna-se insensíveis a essas cores. Quando alguém fixa os olhos em uma cor única por um período de tempo (30 segundos até um minuto são suficientes) e depois olha para uma superfície branca, uma imagem com a cor complementar vai aparecer.

Isto ocorre porque os fotorreceptores de uma cor na retina são fatigados, perdendo a habilidade de enviar informação ao cérebro. Quando a luz branca é vista, as porções daquela cor incidentes no olho não são transmitidas eficientemente como as outras cores, e o resultado é a ilusão de ver a cor complementar. Quando os receptores permanecem em repouso por algum tempo, a ilusão desaparece.

Segundo, o foco no vermelho pode levar a ilusões da cor verde em superfícies brancas. Esses fantasmas verdes que você pode ver quando encara demais a cor vermelha aparecem no fundo branco.

5 filmes que estavam envolvidos em casos abusos de animais

Artigo anterior

8 filmes de drama para você se acabar de tanto chorar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido