Por que os piratas usam tapa-olhos ?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      05/10/15 às 20h23

Navios, baús com ouro e pedras preciosas, papagaios, grandes embarcações com pranchas e os capitães e sua tripulação à bordo. Os piratas fizeram(e ainda fazem) parte do imaginário e infância de muitas pessoas até os dias atuais.

Outra lenda que sempre esteve presente no imaginário popular é o de que eles utilizam um tapa-olho por conta da falta do globo ocular ou algum tipo de problema relacionado à visão.

E muitos dos piratas não tiveram vida longa. Grande parte chegou a morrer ou se machucar gravemente em batalhas contra inimigos e até entre os próprios piratas. Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma matéria sobre o verdadeiro código de leis dos piratas (Clique aqui e confira a matéria).

Pirataria-é-crime

Muito se acreditava de que os piratas usavam tapa-olhos por conta dos conflitos e lutas que sempre enfrentaram que as consequências foram a perda de um dos olhos e por isso passavam a usar o acessório.

Mas na verdade não é bem esse o motivo. O especialista em visão e diretor do Instituto de Performance Visual da Universidade de Oregon(Estados Unidos), o doutor Jim Sheedy, revelou, em entrevista ao "The Wall Street Journal", que os nossos órgãos da visão se adaptam rapidamente de ambientes escuros aos mais iluminados. Já o contrário pode durar cerca de 25 minutos.

O motivo é que as células fotorreceptoras têm a necessidade de reciclar seus pigmentos para que o indivíduo enxergue no escuro. A teoria mais aceitável pela ciência(apesar de não existir um registro oficial disso) é de que eles usavam o tapa-olho para se movimentar entre os lugares claros e escuros do navio.

148287844

Os mais experientes utilizavam o objeto para andar dentro das cabines escuras dos navios e de fora, no lado mais iluminado pelo sol. Quando adentravam os ambientes internos de suas embarcações, trocavam o lado do tapa-olho e se movimentavam entre os ambientes claros e escuros de seus barcos.

Essa teoria foi testada pelos "Caçadores de Mitos", da Discovery Channel, e o resultado foram positivos sobre esta estratégia pirata. Os pesquisadores descobriram que a técnica de fechar um dos olhos para evitar a demora na adaptação da visão às condições de luz é utilizada e recomendada até nos manuais para combatentes da Aeronáutica americana.

A Federação Americana de Aeroviários também utiliza essa técnica de adaptação a condições de luz com seus pilotos.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+