• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Porque Feiticeira Escarlate é a mais poderosa dos Vingadores

POR Gabi Noronha    EM Fatos Nerd      21/05/18 às 15h11

Wanda Maximoff é uma das mutantes mais antigas do universo Marvel Comics e uma das mais poderosas também. Criada por Stan Lee e Jack Kirby, a personagem é popularmente conhecida como Feiticeira Escarlate e sua fama não é por acaso. Wanda é capaz de manipular e alterar a realidade e possui ampla sabedoria na área da magia e feitiçaria. Entre a longa lista de poderes, as habilidades de maior destaque são telecinese, controle mental, clarividência, quiromancia e necromancia - isto é, a capacidade de ler mãos e se comunicar com o mundo espiritual.

Nos quadrinhos, Feiticeira Escarlate foi peça-chave para muitos arcos importantes na história da editora. Um dos mais conhecidos e marcantes aconteceu em Dinastia M. Nele, após um lapso de poder, a personagem dizimou cerca de 90% da raça mutante do planeta. O trágico acontecimento ficou conhecido como Dia M. Com o tempo, as consequências desse ato se estenderam até a minissérie Complexo de Messias, onde somos apresentados a um mundo no qual mutantes não nascem mais. Wanda é uma das personagens mais complexas do universo X-Men, e a fórmula que combina sua instabilidade mental com seu altíssimo nível de poder é um dos fatores que tornam seus arcos tão interessantes.

No geral, Feiticeira Escarlate era mais conhecida por fazer parte da Irmandade de Mutantes. Uma fama que se deve bastante a série animada X-Men: Evolution. Nos quadrinhos, entretanto, a personagem não se limitou apenas a um grupo, tendo participado inclusive da própria equipe de Xavier. Apesar disso, foi a partir dos filmes dos Vingadores que Wanda foi revelada para o mundo. Na pele de Elizabeth Olsen, ela fez sua estreia em Vingadores: A Era de Ultron e, desde então, se tornou uma personagem muito querida entre o público.

A evolução de Feiticeira Escarlate

Levar uma heroína tão hermética quanto Wanda para as telas não é um trabalho fácil. Por outro lado, esse é o sonho de todos que acompanham quadrinhos e séries animadas. Embora no cinema Feiticeira Escarlate ainda não tenha mostrado metade de sua capacidade, ela certamente se revelou em Vingadores: Guerra Infinita. Contudo, antes de chegarmos nesse ponto, vamos por partes. Assim como nos quadrinhos, Wanda viveu toda sua vida com seu irmão gêmeo Pietro. Por natureza, gêmeos já possuem uma ligação mais forte do que qualquer outro laço parentesco. Em sua primeira aparição, eles foram destinados a acabar com os Vingadores. Wanda foi capaz de entrar na mente dos membros da equipe e despertar seus maiores medos. No caso de Bruce Banner foi ainda pior, já que Hulk ficou sem controle e quase destruiu uma cidade.

No final, Wanda e Pietro descobriram a verdade e perceberam que suas ações não foram as melhores. A fim de ajudar na bagunça que ajudaram a fazer, ambos tentaram a redenção lutando ao lado dos Vingadores. Na batalha de Sokovia, Feiticeira Escarlate perdeu o irmão, a única família que conhecia. Em Capitão América: Guerra Civil, ela superou o luto ao encontrar na equipe uma nova casa. Contudo, Wanda ainda não tinha controle total sobre seus poderes. Na verdade, ela ainda nem sabia do que era capaz de fazer. Como vimos em A Era de Ultron, ela ficou na sede dos Vingadores e começou a treinar com Capitão América e Viúva Negra. Em Guerra Civil, ela acompanhou Steve Rogers e companhia em uma missão, e sua presença foi essencial.

Feiticeira Escarlate salva-vidas

Lembra como Wanda conteve a explosão de Ossos Cruzados e salvou a vida do Capitão América? Então, este não foi um caso isolado. Durante o conflito interno entre os Vingadores, ela foi a personagem que mais fez a diferença durante as lutas. Ela salvou o Gavião Arqueiro do Visão antes do grande encontro no aeroporto. No local, ela repetiu o feito e o defendeu de Viúva Negra - e ainda soltou uma bronca para cima do herói. Ela soterrou Homem de Ferro com alguns carros e evitou que as garras de vibranium do Pantera Negra atingissem o pescoço de Bucky. Além de segurar escombros para dar tempo de Steve fugir com Bucky.

Além de ser multiuso, a sequência é importante para mostrar o quanto a personagem evoluiu de um filme para outro. Wanda começou a dominar melhor seus poderes e desbravar sua capacidade de luta - um passo essencial para o papel que desempenharia no próximo filme da franquia. Em Vingadores: Guerra Infinita, Feiticeira Escarlate deu outro passo em direção ao seu verdadeiro eu original. E foi incrível!

A mais poderosa

Uma coisa é certa: os poderes de Wanda estão diretamente relacionados com seu emocional, e é exatamente por isso que ela é perigosa. Isto é, dependendo de que lado esteja. O perigo vem de ela não conseguir controlar seus poderes conforme sofre. Por exemplo, em A Era de Ultron, após sentir a morte de Pietro, ela desabou em desespero e, ao fazer esse simples gesto de desamparo, eliminou os mini-Ultrons que se aproximavam do núcleo que ela protegia. No final, consumida pela raiva e tristeza, ela arrancou o "coração" de Ultron de seu peito, enquanto os outros tinham dificuldade em chegar perto da inteligência artificial.

Mesmo assim, ela só encontrou seu ápice em Guerra Infinita. Wanda quase não participou do filme, mas quando o fez não deixou por menos. Para começar, ela precisou lutar sozinha contra Próxima Meia-Noite e Corvus Claive ao mesmo tempo em que tentava carregar Visão para um local mais seguro. Mesmo com a chegada de Viúva Negra e Capitão América, é bem provável que ela ainda conseguiria vencê-los sozinha. Em Wakanda, a revelação de toda sua evolução apareceu em uma única cena. Por muito tempo ela ficou ao lado de Visão, pois foi designada a destruir a Joia da Mente assim que que Shuri conseguisse removê-la do androide. Vendo o caos do campo de batalha, ela resolveu agir. Wanda destruiu tantos inimigos de uma vez que Okoye (e todo mundo que estava assistindo) precisou perguntar "por que ela estava lá em cima esse tempo todo?!".

Wanda vs. Thanos

Por fim, mas não menos importante, foi Feiticeira Escarlate quem conseguiu parar Thanos. Sim, Capitão América também teve seu (breve) momento. E, enquanto a maioria dos fãs berrará que Thor, o grande Deus do Trovão, foi quem cravou seu machado no peito do Titã, não podemos esquecer que também foi ele quem levou uma surra no início do filme e viu seu irmão morrer porque estava sem seu martelo. Por outro lado, Wanda estava sob toda uma pressão física e psicológica. Visão foi a única pessoa que sobrou em sua vida, a única que ela poderia contar, já que ambos sofriam o efeito de suas escolhas desde Guerra Civil. Mesmo assim, ela precisou fazer o certo e matá-lo por um bem maior. Enquanto seu emocional estava completamente abalado, ela deteve Thanos tempo suficiente para destruir a Joia da Mente. Detalhe, ela fez isso com uma mão só!!

Pense bem, Thanos estava com a Manopla e com cinco Joias do Infinito. Com apenas uma mão (de novo, uma mão só!!) Feiticeira Escarlate conseguiu atrasá-lo e destruir a Joia da Mente com a mão livre. Claro, o Titã no fim apenas voltou no tempo e conseguiu o que queria. No entanto, não podemos deixar todo o esforço e a monstruosa demonstração de poder de Wanda passar em branco. No espaço, foram necessários cinco heróis apenas para conter Thanos e tentar pegar a Manopla. Enquanto isso, Feiticeira fez isso com apenas uma mão!

Esperamos que esse seja apenas o início da demonstração de sua verdadeira capacidade. O que você de Feiticeira Escarlate? Você concorda que ela seja o Vingador mais forte? Comente com a gente.

Próxima Matéria
Imagens Twitter SF BF Reddit
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Mais aventuras em Instagram: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+