Curiosidades

Prepare-se para o último feriado prolongado de 2022

Prepare-se para o último feriado prolongado de 2022
0

Há quem diga que não há nada mais triste do que um feriado que cai no fim de semana. Pois bem, o calendário de 2022 foi bem decepcionante nesse quesito. Aqueles que pretendiam usar os feriados prolongados para curtir com a família e amigos ou reabastecer as baterias, acabaram dando de cara com um grande nada. Isso porque, nesse ano, muitos feriados nacionais cairão em finais de semana ou nas quartas-feiras, que é justamente aquele dia que impossibilita a “emenda”.

Só para ilustrar, o calendário brasileiro possui, ao todo, nove feriados nacionais: Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro); Paixão de Cristo (Sexta-Feira Santa, 15 de abril); Tiradentes (21 de abril); Dia do Trabalhador (1º de maio); Independência do Brasil (7 de setembro); Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro); Dia de Finados (2 de novembro); Proclamação da República (15 de novembro) e Natal (25 de dezembro).

O feriado mais recente, e do qual alguns puderam tirar certo proveito, foi o do dia 21 de abril, que caiu em uma quinta-feira e fez a alegria de muitos trabalhadores que já emendaram a data com o fim de semana. Foram praticamente quatro dias de folga. Contudo, aquele ditado que diz que alegria de pobre dura pouco é um pouco mais verossímil do que deveria. Infelizmente, o próximo feriado prolongado cairá somente no mês de novembro.

É uma notícia triste, mas é o que temos. O lado bom é que você já pode começar a se organizar para aproveitar ao máximo essa data comemorativa. Dito isso, o dia 15 de novembro, data que celebra a Proclamação da República, cairá em plena terça-feira. Portanto, há grandes chances da equipe de RH da sua empresa decidir emendar os dias.

Pontos facultativos

Unsplash

Assim como dissemos acima, o bom de feriados que caem na terça ou na quinta-feira são os pontos facultativos. Em suma, essas são datas comemorativas que antecedem ou sucedem algum feriado oficial. Porém, fica a critério da empresa liberar ou não os funcionários. Quer ver só um exemplo de ponto facultativo que todo mundo adora? O Carnaval.

Independente de você ser ou não um entusiasta dos bloquinnhos ou de um frevo, uma coisa é certa, todo mundo gosta da folga que acompanha essa data. Recesso de Carnaval é uma das coisas mais bonitas que você pode dizer para o trabalhador. A título de curiosidade, o único estado onde o carnaval de fato é um feriado todos os anos é o Rio de Janeiro. Por lá possui uma lei específica que determina a terça-feira de carnaval como um dia de folga.

Aliás, outros exemplos de pontos facultativos são quarta-feira de cinzas (2 de março); Corpus Christi (16 de junho) e Dia do Servidor Público (28 de outubro).

Como surgiu o feriado?

Embora hoje em dia muitos feriados passem apenas como datas de descanso, existem aqueles de cunho cristão que seguem firmes. Inclusive, eles são uma boa forma de exemplificar a origem do feriado. Para aqueles que não sabem, desde a Antiguidade existem feriados e eles tinham a importante função de demarcar a passagem de tempo ou a celebração daquilo que consideravam algum marco histórico.

Por exemplo, entre os romanos fica notável que vários feriados ligavam-se à adoração das divindades cultuadas. Além disso, os imperadores falecidos também tinham seus próprios dias festivos. Contudo, a característica mais importante do feriado, desde sempre, é sua função de romper com a rotina cotidiana e dar um ânimo na população. Na Idade Média, o período da Quaresma sempre era precedido por muita festa.

Todavia, a Revolução Francesa foi responsável por quebrar paradigmas entre a associação de feriados e a celebração religiosa. Por isso, hoje em dia, temos muitos feriados nacionais que não têm cunho religioso e sim patriótico. No fim das contas, a cultura do feriado se ressignifica.

Fontes: BBC e Brasil Escola.

Sandra se pronuncia após ser vista dentro de carro com sem-teto

Matéria anterior

Will Smith se encontra com guru indiano após tapa em Chris Rock

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos