Entretenimento

Conheça séries acusadas de plágio

0

Atualmente os fãs de séries não podem reclamar. Eles têm uma diversidade gigante de títulos para assistir. Elas abordam os temas mais diversos para os mais variados gostos, e variam desde categorias históricas, biográficas, até temas um tanto quanto ousados. Algumas séries fizeram muito sucesso e marcaram uma geração, enquanto outras não saíram da cabeça e nem dos corações das pessoas. Além disso, algumas conquistam novos fãs todos os dias.

Contudo, nessa produção frenética de vários títulos, algumas séries podem se parecer umas com as outras. Será que Hollywood está sem ideias? Podemos ver isso na não tão recente tendência de reboots. Mas e quando o assunto são séries? A criatividade pode ter acabado também?

Talvez sim, talvez não, depende muito de quem estiver julgando. No entanto, um fato é certo, grandes produções já foram acusadas de serem plágios. Mostramos aqui algumas delas.

1 – Lost

What culture

A ideia de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo não é uma novidade. Contudo, quando alguém descobre que fizeram uma série parecida com seu trabalho, chegando a ter o mesmo nome, é claro que essa pessoa irá se chatear, para dizer o mínimo.

Em 2005, o produtor Anthony Spinner entrou com uma ação contra os criadores da ABC e Lost, JJ Abrams e Damon Lindelof. Isso aconteceu depois de um ano que a série estreou.

De acordo com Spinner, foi entre 1975 a 1978 que a ABC o contratou para escrever um piloto. Ele afirmou no processo que o piloto se chamava “Lost” e era sobre um avião caindo em uma ilha estranha e misteriosa deixando nela um pequeno grupo de sobreviventes. Com isso, Spinner  insistiu que não eram apenas o nome e o conceito do programa que eram dele, mas vários dos personagens também.

No fim das contas, a decisão do tribunal foi que o intervalo de tempo entre Spinner escrever o piloto e a ABC criar “Lost” era bem grande. Por conta disso, o juiz rejeitou o caso contra a rede e os roteiristas.

2 – The Big Bang Theory

What culture

Usar um poema antigo pode não parecer muita coisa para a maioria das pessoas. No entanto, para as filhas da professora de New Hampshire, Edith Newlin, isso representa plágio. Isso porque Newlin, que faleceu em 2004, escreveu o poema infantil “Soft Kitty” na década de 1930 e ele foi usado na série, pelo menos, oito vezes, segundo as filhas dela.

Por conta disso, as filhas da autora alegam que o poema foi amplamente usado em mercadorias da série. De acordo com o processo, “as letras de Soft Kitty estão entre os aspectos mais conhecidos e populares de The Big Bang Theory. Elas se tornaram uma característica marcante e emblemática do show e uma parte central da promoção do show.”

As herdeiras de Newlin também alegam que, além de não darem crédito à autora, os produtores do programa muitas vezes faziam parecer que eles mesmos tinham escrito a música.

Já o programa afirma que pediu permissão para usar as letras da Willis Music em 2007, empresa que publicou Soft Kitty em seu livro “Songs for the Nursery School”.

3 – Stranger Things

Tech news Brasil

A série já esteve envolvida em vários processos de plágio. Dentre eles, o mais famoso é o feito pelo diretor Charlie Kessler, que alega que os Irmãos Duffer, criadores da série, na realidade, plagiaram o enredo da série de “Montauk”, que foi um curta-metragem mostrado aos irmãos para que eles o transformassem em um filme.

Mesmo essa tendo sido a acusação de plágio mais famosa da produção, Kessler nunca provou a relação entre as duas obras.

4 – Round 6

Tech news Brasil

Dentre as séries famosas acusadas de plágio está “Round 6”. Os criadores desse fenômeno internacional foram acusados online de terem replicado elementos do filme japonês “As The Gods Will”. Isso porque, assim como a série, o longa mostra os acontecimentos de jogos mortais.

No entanto, assim como no caso de “Stranger Things”, as provas apresentadas não foram suficientes para vencer o processo.

5 – Warrior Nun

Tech news Brasil

Nem todas as acusações de plágio envolvendo séries têm que necessariamente estar relacionada com a história. Um exemplo disso é “Warrior Nun”, que logo em sua estreia recebeu acusações de plágio.

As acusações foram feitas com relação ao pôster da produção. A denúncia foi feita pelo artista @billeli. De acordo com ele, um pôster oficial da série copiou as referências de um cartaz que ele fez para o filme “Jon Wick“.

A denúncia teve uma repercussão no Twitter, no entanto nenhuma medida foi tomada.

Fonte: What culture, Tech news Brasil

Imagens: What culture, Tech news Brasil

Vídeo viraliza com menina dormindo em apresentação de balé

Artigo anterior

Esses são os lançamento de dezembro na Netflix

Próximo artigo