Primeiro GIF da superfície de um cometa é de tirar o fôlego

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      02/05/18 às 15h12

Surgiu nas redes sociais recentemente um GIF que chamou a atenção de todos. Parecendo imagens gravadas no Monte Everest em dias de muita neve e neblina, a imagem é, na verdade, da superfície de um cometa. Elas foram gravadas no momento em que a sonda espacial Rosetta passou próxima a um cometa. Para quem não sabe, a sonda Rosetta foi construída e lançada no espaço pela Agência Espacial Europeia (ESA) em 2004. No entanto, só chegou ao seu destino (o cometa 67P/Choryumov-Gerasimenko, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter) em 2014. Ao chegar perto, Rosetta ficou estudando o alvo por dois anos e em 2016, finalmente conseguiu o feito.

O GIF publicado no Twitter foi feito por um usuário que acelerou e comprimiu um vídeo de 25 minutos. Esse foi gravado pelo robô Philae em uma imagem animada. Isso explica a velocidade da imagem que podemos ver, mostrando que ela de fato não é tão rápida assim. Explicando melhor as imagens, a poeira que aparece se movendo a esquerda é iluminada pelo Sol e não se fazia com tanta velocidade como no GIF. A sensação de neve que temos é decorrência dos raios cósmicos.

Os pontos no fundo do GIF, que desaparecem no penhasco, são estrelas. Elas parecem estar caindo, pois o comenta 67P está girando enquanto orbita o Sol. Isso acontece a cada 6,5 anos. Se você gosta de coisas sobre o espaço, vai adorar ver isso:

GIF

Cometa

Para quem não sabe, o cometa é um corpo "pequeno" do Sistema Solar. Quando ele se aproxima do Sol, passa a exibir uma atmosfera difusa que é denominada coma. Em alguns casos, esses cometas possuem uma cauda. Ambas são causadas pelos efeitos de radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário. Esses núcleos são compostos de gelo, poeira e pequenos fragmentos rochosos. Eles podem variar de tamanho e medir entre centenas de metros até dezenas de quilômetros.

E aí, o que você achou disso? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Diogo Quiareli
Diogo Quiareli, 23 anos, Gay, Publicitário, Goiano, Geminiano e Infinito. Uma pessoa extremamente apaixonada pelo universo musical e amante do e-sport. Fiel a memória de RBD e Glee, além de alimentar diariamente a paixão por Katy Perry, Florence and The Machine e 30 Seconds to Mars.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+