Curiosidades

Promessa do surfe, Katherine Diaz morre após ser atingida por raio

0

Katherine Diaz, uma das melhores surfistas de El Salvador, foi morta após ser atingida por um raio, enquanto treinava para um torneio de qualificação para as Olimpíadas de Tóquio. A International Surfing Association – autoridade governante mundial do surfe – emitiu um comunicado neste sábado, 22, para prestar condolências. De acordo com o documento, tanto a comunidade do surfe, quanto os amigos mais próximos “sentirão falta da alegria e da energia que a surfista depositou para tornar o esporte tão especial e querido”.

“Ela se destacou e atingiu um nível digno para qualquer competição internacional, tanto que representou belamente seu país no ISA World Surfing Games e no ISA World Junior Surfing Championship”, disse a organização. “Enviamos nossas sinceras condolências à família de Katherine, aos surfistas de El Salvador e a todos os membros da comunidade internacional do surf cujas vidas ela tocou”.

O adeus

Conforme informou a mídia de El Savador, a surfista foi atingida por um raio nesta sexta-feira, 19, logo após entrar nas águas da praia de El Tunico, a cerca de 16 quilômetros da capital de San Salvador. No momento em que a fatalidade ocorreu, a profissional estava na companhia do tio, Beto Díaz, que também é treinador de surfe, e de uma amiga.

“Katherine estava na água e se aproximou para abraçar a amiga. Assim que ela a abraçou, eu vi o relâmpago atingindo ambas”, revelou o tio aos meios de comunicação locais. “A amiga dela saiu voando por causa da força do raio, atingindo a minha prancha de surfe que estava próxima do mar. Katherine morreu na hora”.

Diaz estava se preparando para competir no ISA World Surfing Games. O campeonato está previsto para começar no dia 29 de maio e terminar em 6 de junho, nas praias de La Bocana e El Sunzal, em El Salvador. As sete melhores mulheres que se destacarem no evento ganharão uma vaga nas Olimpíadas de Tóquio, onde o surfe fará sua estreia oficial.

Condolências

Jose Diaz, irmão de Katherine Diaz, usou as redes sociais para demonstrar seus sentimentos em relação a partida da profissional. O jovem publicou uma foto no Instagram ao lado da irmã, dizendo “você estará para sempre em nossos corações. Deus decidiu levá-la agora. Já sentimos sua falta”.

O funeral da surfista foi realizado neste fim de semana, logo depois que o acidente ocorreu. Registros que foram divulgados pelos meios de comunicação e por familiares e amigos próximos, mostram o caixão da profissional cercado por troféus, bem como uma prancha de surfe.

Rosa Amelia Hernández, mãe de Diaz, disse ao portal de notícias El Salvador que a filha queria ser cremada. “Infelizmente, não atendemos o pedido de minha filha. Preferimos enterrar o corpo próximo ao oceano, afinal, boa parte da sua vida ela viveu ali, driblando as ondas com maestria”.

“Não pude cremar seus restos mortais, mas me certifiquei de que ela descansaria de frente para o mar, porque, como disso, o mar era sua vida”, disse Hernandez. Yamil Bukele, presidente do Instituto Salvadorenho do Esporte e irmão do presidente do país, lamentou a perda no Twitter.

“É uma grande perda para o nosso esporte”, tuitou Bukele. “Toda a nossa solidariedade para com a família da nossa surfista. Estou com vocês e sinto a dor de todos vocês”.

7 atores que são inimigos na ficção e amigos na vida real

Artigo anterior

O caso arquivado por anos que foi solucionado por uma salsicha mordida

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido