Health

Quais são os benefícios da melatonina?

0

Para muitas pessoas é mais fácil dormir à noite, isso porque a escuridão proporciona mais sono a elas. Isso ocorre devido ao corpo humano produzir naturalmente um hormônio conhecido como melatonina. Ele tem como função principal regular nosso ciclo circadiano, assim como promover o bom funcionamento do nosso organismo e agir como antioxidante.

Esse hormônio é produzido pela glândula pineal. Uma característica interessante é que ele só é ativado quando não existem estímulos luminosos por perto. Porém, a produção de melatonina pode ser adquirida por meio de uma suplementação alimentar receitada por um médico.

Vale lembrar que quanto mais velhos ficamos, a produção de melatonina crônica e os distúrbios ficam mais comuns conforme nos tornamos adultos e idosos.

Por isso, é importante evitar luminosidade, estímulos sonoros ou aromáticos quando estamos nos preparando para dormir. Isso porque eles podem acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina. Já quando o hormônio está alto, pode produzir diversos benefícios para o sono das pessoas.

Melhor qualidade no sono

Cottonbro/Pexels

Conforme os especialistas, a presença da melatonina ajuda em uma melhor qualidade de sono e diminuição da insônia, visto que esse hormônio auxilia no aumento do tempo total dormindo e na redução do tempo necessário para adormecer. Por causa disso, traz a sensação de que o corpo está completamente descansado.

Vale lembrar que principalmente durante o inverno, as pessoas podem ter sintomas de depressão sazonal. Eles podem ser apresentados por meio de sinais de tristeza, sono em excesso, aumento de apetite e dificuldade de concentração, que se tornam mais frequentes. 

Esses sintomas estão presentes principalmente em pessoas que moram em regiões de frio prolongado. O que causa a diminuição na produção de serotonina e melatonina.

Neste caso, pode-se procurar um médico especialista para indicar a ingestão de melatonina. Isso ajudará a regular o ritmo circadiano e diminuir os riscos de depressão sazonal.

Melatonina e refluxo

Detox de corpo e alma

Para as pessoas que possuem refluxo gastroesofágico a melatonina também pode apresentar benefícios. Isso porque o hormônio auxilia na redução da produção de ácido no estômago e de óxido nítrico, provocando o relaxamento do esôfago. Por isso, a melatonina pode ser uma substância a ser usada no tratamento da doença.

Visto que é um antioxidante, a melatonina pode auxiliar no fortalecimento do sistema imune, além de ajudar a prevenir doenças e a controlar doenças psicológicas ligadas ao sistema nervoso. Por causa disso, pode ser utilizada no tratamento de glaucoma, retinopatia, degeneração macular, enxaqueca e outras mais.

Melatonina em medicamento

CPAPS

De acordo com o que foi informado anteriormente, a melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo. Porém, ela pode acabar se reduzindo no organismo por causa do envelhecimento ou da exposição prolongada à luminosidade. Devido a isso, é possível que ela seja recomendada por médicos como suplementação e até mesmo em medicamentos, como a Melatonina DHEA.

Lembrando que esses medicamentos só podem ser consumidos depois de consultar um especialista. Uma alternativa para quem objetiva aumentar a concentração de melatonina no organismo é comer alimentos que ajudem na sua produção. Entre eles estão arroz integral, banana, nozes, laranja e espinafre.

Fonte: Mega Curioso

Metaverso: por que pessoas estão comprando imóveis virtuais?

Matéria anterior

Plástico pode transformar oceano em “sopa química”

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos