Mundo Animal

Qual a diferença entre cabra, cabrito e bode?

0

Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre bodes, cabras e cabritos. Apesar de parecer confuso, a explicação é fácil.

Os bodes são os machos. Eles possuem muitos pelos no queixo e os chifres são bem maiores que os das fêmeas, que são as cabras.

As cabras possuem um tamanho menor e menos pelos. Por fim, os cabritos são os filhotes que nascem da reprodução entre bode e cabra. Os animais são chamados assim até os sete meses de vida, momento em que viram adultos e se tornam bodes ou cabras.

As espécies de bodes, cabras e cabritos

Foto: Pixabay

Esses mamíferos podem ser das espécies Capra aegarus (selvagem) ou Capra hircus (animais domesticados). A última foi uma das primeiras espécies a serem domesticadas pelo homem, há cerca de 7 mil anos antes de Cristo, no Oriente Médio.

O bode selvagem habita nas montanhas, em alta altitude, em regiões da Europa, Ásia e norte da África, enquanto a cabra selvagem pode ser encontrada em regiões da Turquia e do Paquistão.

Rotina

Foto: iStock | michelangeloop

A cabra é um animal sociável que gosta de estar acompanhada. Além disso, ela é esperta e gosta de investigar o ambiente para encontrar comida. Já o bode, quando jovem, pode ser agressivo. Os dois animais são bons escaladores e gostam de ficar em troncos de árvores.

Algumas espécies conseguem escalar paredões em montanhas a fim de ir atrás de plantas, sais minerais que estão nas rochas, sem contar que conseguem viver longe dos predadores. As principais alpinistas são a cabra-da-montanha e a íbex-alpino, que têm pernas fortes e bom equilíbrio.

As cabras, bodes e cabritos gostam de hortas e arbustos. Além disso, são animais ruminantes, ou seja, ingerem o alimento e depois regurgitam de volta à boca, depois, retornam a mastigar para engolir uma segunda vez.

A cabra também gosta de comer folhas de árvores, capim e ervas daninhas.

Gestação da cabra

Foto: Vida de Animal

A gestação da cabra dura cerca de 150 dias e costuma nascer somente um filhote. Geralmente, a mãe começa a dar sinal de que vai parir oito dias antes. Na grande maioria das vezes, as cabras dão à luz cabritos em pé. No entanto, horas antes do parto costumam ficar em um ciclo de deitar e levantar, para ajudar no parto.

Primeiro, sai e estoura a bolsa de água, após isso, aparecem as patas do cabrito, seguido pelo focinho, até sair todo o corpo do filhote. Esse processo costuma demorar poucos minutos.

Posteriormente, ocorre o rompimento do cordão umbilical, que pode ser quando a cabra dá à luz em pé e o potro cai, quando a cabra dá à luz deitada e ele arrebenta quando o animal levanta, ou quando não há rompimento, a cabra corta o cordão com os dentes.

Logo depois do nascimento, a mãe lambe o filhote para limpá-lo, enxugá-lo e para ativar a circulação e respiração.

Depois do parto, os cabritos ficam sendo cuidados pelas mães por até seis meses. Nesse período, eles alimentam-se do leite da fêmea até começarem a comer grama, folhas e frutos.

Fonte: Recreio, Aprenda Fácil Editora

Criança constrói cadeira de rodas de Lego para cachorra

Artigo anterior

Cristiano Ronaldo quer comprar uma cobertura de R$ 50 milhões em Camboriú

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido