Qual a diferença entre psicopatas e sociopatas?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      09/09/15 às 18h01

Alguns personagens são aplaudidos por seus papéis como psicopatas. Como esquecer do memorável Hannibal Lecter que impressionou todos pela sua inteligência? Para quem não sabe, Lecter é um psiquiatra e serial-killer canibalista que faz do corpo humano a sua alimentação por excelência. Mas isso realmente pode acontecer? Existe alguma diferença entre psicopatas e sociopatas?

Certamente, a maioria de nós, nunca encontraremos um Hannibal Lecter por aí. Mas psicopatas existem sim, e muitas vezes se escondem entre nós. Isso mesmo! Para quem não os conhece, são vistos como pessoas normais, bem sucedidas, superficialmente encantadoras.

Psicopata é um termo comum para o Transtorno de Personalidade Anti-Social. Um psicopata já nasce com um temperamento bem delineado: é impulsivo, possui ausência de medo que leva a comportamentos que buscam o risco e, principalmente, possuem uma grande inabilidade de internalizar as normas sociais. Na maioria dos casos, o psicopata é ameaçador. E aí? Já presenciou alguém com essas características? Veja a diferença entre um psicopata e um sociopata.

hannibalO que aproxima as duas doenças mentais é que ambas são desordens de personalidade antissocial, e podem resultar em atos de violência que podem ser terríveis como assassinatos com requinte de crueldade. As principais diferenças é que na psicopatia, a predisposição à violência é alta, já na sociopatia é variada. Vale lembrar também que na psicopatia o comportamento do criminoso deixa pistas por ser totalmente impulsivo, o que não acontece na sociopatia - que tem uma tendência a calcular seus atos, ou seja crimes premeditados.

Em geral, psicopatas vivem alheios à sociedade, pois são desorganizados mentalmente e incapazes de manter um relacionamento estável com qualquer um, seja família, amigos ou colegas de trabalho. Ao contrário dos psicopatas, os sociopatas apresentam-se como normais e estáveis em seus relacionamentos, e não é raro terem relações que são simbióticas ou parasitárias. Um sociopata, deste modo, parecerá aos outros ter uma vida comum, misturando-se à sociedade. De fato, eles podem ser muito charmosos.

Alguns afirmam que não existe nenhuma diferença entre as doenças. Mas pesquisas comprovam que um sociopata planeja seu crime ou ato de violência com anos de antecedência. Sua motivação pode ser por vingança ou ganância. Como são atos meticulosamente planejados podem não deixar rastros que os conduza a uma acusação formal ou prisão. Será que você conhece um sociopata e ainda não sabe?

aaPessoas com uma das doenças tem comportamentos bem parecidos, por isso muitos psicólogos debatem se os dois devem ser diferenciados. A sociopatia e a psicopatia são duas doenças que chamam muito a atenção do público em geral por serem doenças que aparecem ou podem ser associadas a vida de milhares de pessoas.

Basicamente, os tratamentos são através de terapia e medicamentos. Os especialistas que trabalham nesta área geralmente não distinguem tanto se é sociopatia ou psicopatia, mas tratam ambas as manifestações como desordem de personalidade antissocial. O diagnóstico diferencial de sociopatia ou psicopatia se dará em virtude de a condição ter sido causada por influências do meio (como abuso infantil) ou não.

Fonte: IFLSCIENCE

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+