Esses 6 alimentos NUNCA devem ser requentados

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      09/09/15 às 17h46

Requentar uma comida é um hábito muito praticado entre as pessoas quando existem sobras de alguma das refeições ou mesmo algum prato que foi preparado e ficaram sobras que esfriaram.

Alguns alimentos podem enganar as pessoas em vários sentidos. E isso nós já mostramos para você aqui no site da Fatos Desconhecidos algumas comidas que você achava que eram vegetarianas, mas não são (Clique aqui e confira a matéria).

É muito comum utilizar o microondas e requentar a sobra do almoço, por exemplo, para comer na janta ou até mesmo no lanche da tarde. Mas alguns alimentos podem se tornar um poderoso e verdadeiro veneno, quando requentados e você precisa tomar muito cuidado.

Muita gente faz algumas coisas erradas na hora de reaquecer alguns alimentos que podem causar danos à saúde apenas por causa da forma como foram requentados.

Confira a lista:

1 - Ovos Mexidos ou Cozidos

como-fazer-ovo-mexido

O indicado é comer estas modalidades de preparo de ovo na primeira vez que forem preparados e só. Tanto o ovo mexido quanto o cozido podem ser um veneno para o seu organismo quando requentados.

Para o ovo frito, esquentar novamente está liberado, não há riscos para a saúde.

2 - Arroz

arroz_branco

O arroz pode ser um problema para sua saúde que pode gerar intoxicação alimentar. Segundo a Food Standards Agency, "Não é realmente o reaquecimento que é o problema - é a maneira como o arroz foi armazenada antes de reaquecimento."

Assim que o arroz começa a esfriar, um conjunto de bactérias podem crescer rapidamente e se proliferar no grão. Se você deixar fora da geladeira por muito tempo, depois de cozido, a indicação é jogar fora, pois ele pode causar diarréia e dores no estômago, além de intoxicação.

3 - Cogumelos

cogumelos fatiados

Segundo um estudo feito por nutricionistas, cogumelos devem ser consumidos apenas no momento em que são preparados. Cogumelos requentados podem afetar o seu estômago, pois eles passam por processo de deterioração de suas proteínas. Comer esses pequeninos somente depois da preparação.

4 - Frango

receitas04a-838x340

Um frango frio, quando reaquecido, pode causar problemas digestivos para as pessoas. A composição da proteína do alimento muda totalmente quando ela está fria e entra em processo de requentamento.

Segundo a ciência, o frango depois de frito e colocado em reaquecimento é considerado pesado demais para a digestão.

5 - Batatas

batatas_jatefalei1

Elas são um tubérculo cuja base é de água e aparentam ser inofensivas. Elas entram para a lista de alimentos que são perigosos de serem requentados. Depois de ser guardada depois da preparação e ser reaquecida, as batatas podem causar botulismo, uma doença bacteriana que ataca o organismo e pode levar à morte.

Quando aquecidas a uma temperatura mais elevada, podem causar dores no estômago.

6 - Aipo

aipo

O Aipo foi comprovado pela ciência que não pode ser requentado porque pode se tornar um alimento tóxico. A indicação é usá-lo uma vez e nunca reaquecer. O problema está em uma substância dentro dele chamada nitrato de vegetal.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+